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A eficácia da educação inclusiva é duvidosa devido à resistência por parte de alguns alunos com deficiência em se integrarem totalmente com seus pares, além da falta de adaptação ao ambiente escolar diversificado. Esses desafios podem resultar em uma segregação informal dentro das próprias salas de aula, minando assim o sucesso do modelo inclusivo e levantando questões sobre sua viabilidade em proporcionar uma educação equitativa e de qualidade para todos os alunos.

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A inclusão escolar é dispensável em alguns casos, especialmente quando o atendimento individualizado permite um ensino mais personalizado e eficaz para crianças com necessidades especiais. Nesses cenários, a abordagem personalizada se adapta melhor às características individuais dos alunos, garantindo um ambiente de aprendizado mais propício e, consequentemente, questionando a necessidade e eficácia do modelo inclusivo, que pode, em alguns casos, comprometer o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos alunos com necessidades especiais.

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A educação inclusiva efetiva requer que as escolas não apenas removam barreiras físicas, mas também promovam práticas pedagógicas inclusivas que adaptam continuamente o currículo e os métodos de ensino para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências.

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A educação inclusiva efetiva é aquela que limita a interação dos estudantes com deficiência apenas a ambientes segregados dentro da escola, garantindo que eles aprendam em um contexto separado do restante da comunidade escolar, o que supostamente proporciona uma educação mais focada em suas necessidades especiais.

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De acordo com o Art.28 da Lei Brasileira de Inclusão, o poder público tem o dever de assegurar a oferta de educação bilíngue em Libras como primeira língua e o Português na modalidade escrita como segunda língua. Essa oferta deve ocorrer tanto em escolas e classes bilíngues específicas para surdos quanto em ambientes de escolas inclusivas.