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Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue o item que se segue.

O atendimento especializado na escola não se restringe às crianças portadoras de laudos médicos.

Como ação política, cultural, social e pedagógica, a educação inclusiva é um movimento em defesa do direito de todos os alunos aprenderem e participarem juntos, sem qualquer tipo de discriminação. Sendo assim, a educação inclusiva constitui:
De acordo com Peter Mitler, no que se refere à inclusão escolar, analise as assertivas abaixo:

I. A escola inclusiva requer muito treinamento e só é possível concretizá-la com especialistas em educação especial.
II. Deve-se desconstruir a concepção de que somente turmas homogêneas de alunos garantem o desenvolvimento de um bom trabalho.
III. O domínio da teoria precede a prática, ou seja, a formação a priori, sem conhecer o aluno concreto e real, assegura ao professor facilidades para o trabalho.

Quais estão corretas?

Sobre a Educação Especial, analise as assertivas a seguir:


I. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é de oferta obrigatória no Ensino Fundamental e facultativa no Ensino Médio.

II. Seu público-alvo são os estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

III. A Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino do sistema educacional brasileiro.


Quais estão corretas?

Em uma escola de Queimadas, PB, a implementação de práticas inclusivas revelou desafios tanto na adaptação do currículo quanto na formação dos professores. A escola precisa garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades educacionais especiais, possam aprender e participar plenamente do ambiente escolar. Considere as assertivas a seguir:

1. A educação inclusiva pressupõe a adaptação do currículo, dos métodos de ensino e dos materiais didáticos, para atender às necessidades específicas de cada aluno, garantindo sua plena participação no processo de aprendizagem.

2. A formação continuada dos professores é fundamental para a implementação eficaz da educação inclusiva, pois proporciona as competências necessárias para lidar com a diversidade de alunos.

3. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) estabelece que as escolas devem oferecer atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

4. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais é responsabilidade exclusiva dos professores de apoio, não exigindo modificações significativas no trabalho pedagógico dos demais docentes.

5. A educação inclusiva deve promover não apenas o acesso dos alunos com deficiência à escola, mas também sua participação ativa e significativa em todas as atividades escolares.


Alternativas: