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A educação inclusiva e especial está embasada em princípios que visam garantir o direito à educação para todos, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. Com base nos fundamentos da educação inclusiva e especial, assinale a alternativa correta.
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe:
De acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no seu artigo segundo, a definição de Desenho Universal, significa:
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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo:

1. transversalidade da educação especial desde a educação médio até a educação superior;
2. atendimento educacional especializado;
3. descontinuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino;
4. formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.

Sobre as garantias da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Para o desempenho da função de coordenação pedagógica nas escolas é necessário reconhecer, valorizar e problematizar a diversidade de sujeitos presentes nestes espaços sociais, de modo a mobilizar rupturas de preconceitos, discriminações e desigualdades de todo tipo. Nesse sentido, é de suma importância a adoção de posturas e ações que dialoguem com políticas públicas afirmativas e antirracistas, de modo a construir princípios e práticas de consciência política e histórica da diversidade. Considerando o exposto, preencha os parênteses com V para a(s) afirmação(ões) verdadeira(s) e F para a(s) afirmação(ões) falsa(s).
( ) A coordenação pedagógica da escola deve agir com propósito de promover a igualdade e a equidade nos processos educativos para que todos os estudantes sejam contemplados em suas especificidades. ( ) É importante que a coordenação pedagógica da escola incentive os profissionais da escola a compreenderem que a sociedade, de modo geral, e a escola, em específico, é formada por pessoas que pertencem a grupos étnicoraciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história. ( ) A coordenação pedagógica da escola deve orientar que os planejamentos escolares abordem o reconhecimento e a valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira somente no mês de novembro, já que nos demais meses são trabalhados outros temas. ( ) É importante que a coordenação pedagógica da escola incentive a diminuição de espaços formativos e de projetos pedagógicos que discutam as desigualdades étnico-raciais no país, visto que se tratam de questões que já foram superadas na contemporaneidade.
Após a leitura das afirmações expostas acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: