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Por muito tempo perdurou o entendimento de que a educação especial organizada de forma paralela à educação comum seria mais apropriada para a aprendizagem dos alunos que apresentavam deficiência, problemas de saúde, ou qualquer inadequação com relação à estrutura organizada pelos sistemas de ensino. Essa concepção exerceu impacto duradouro na história da educação especial, resultando em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica. De acordo com a Política Nacional de Educação Especial é considerado alunos com deficiência aqueles:
A respeito da Educação Inclusiva, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(__) Na perspectiva de uma Educação Inclusiva, todos os alunos, independentemente das suas características pessoais, psicológicas ou sociais, devem frequentar as escolas/classes regulares e receber um atendimento de qualidade, adequado às suas necessidades.
(__) No que tange à Educação inclusiva, é necessário que o professor trabalhe a potencialidade de cada aluno individualmente para que todos tenham uma educação de mesmo padrão.
(__) Com o tratado de Salamanca em 1994, assinado também por Portugal, define-se as Escolas Inclusivas e uma pedagogia centrada na criança, o que leva também o nosso país a adotar uma nova filosofia nas escolas regulares, tendo em vista uma educação para todos.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Se a criança surda tem pais surdos que utilizam a língua de sinais desde o nascimento dela, o desenvolvimento dessa língua irá seguir, essencialmente, o mesmo curso que o desenvolvimento da fala em crianças ouvintes. II. A Lei nº 9.394/96 veda aos municípios o direito de baixar normas complementares para o seu sistema de ensino. III. No Brasil, a Lei nº 9.394/96 é aplicável apenas às instituições privadas.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir: I. A surdez consiste na perda maior ou menor da percepção normal dos sons. No ambiente escolar, verifica-se a existência de vários tipos de crianças com surdez, de acordo com os diferentes graus de perda da audição. II. O professor do Ensino Fundamental deve estimular os educandos a buscar o conhecimento de forma estritamente acadêmica, sem relação com a sua prática social. III. Os processos de desenvolvimento do pensamento e da linguagem incluem o conjunto de interações entre a criança e o ambiente, podendo os fatores externos afetar esses processos, positiva ou negativamente.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os textos que pertencem à tradição oral podem ser de grande auxílio para o trabalho do educador. São textos que as crianças normalmente conhecem, gostam de cantar ou recitar, e memorizam com muita facilidade. II. No contexto do atendimento às crianças com necessidades educacionais especiais, o educador deve compreender que a escola deve oferecer oportunidades curriculares que se adaptem a alunos com diferentes interesses, potencialidades e capacidades. III. O processo de alfabetização busca garantir que o educando entenda que o princípio que regula a escrita é a correspondência grafema-fonema.
Marque a alternativa CORRETA: