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Considerando as exigências da educação inclusiva no que tange à presença de alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e compreendendo o papel das adaptações curriculares na superação de barreiras pedagógicas e culturais, assinale uma concepção coerente com os princípios de equidade, acessibilidade e desenvolvimento pleno de todos os educandos.
Concurso:
SME de João Pessoa - PB
Disciplina:
Pedagogia
Em 2015, foi sancionada pela Presidente Dilma Roussef a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Acerca da referida lei, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Seberi - RS
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Mitler, a ____________________ não depende somente de metodologias aplicadas com sucesso, mas de atitudes voltadas a minimizar ou extinguir as reações preconceituosas com essas pessoas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Analise o seguinte trecho:
“Programa público ou privado, que tem por objetivo conferir recursos ou direitos especiais para membros de um grupo social desfavorecido, com vistas a um bem coletivo. Os recursos incluem participação política, acesso à educação, admissão em instituições de ensino, serviços de saúde, emprego, oportunidades de negócios, bens materiais, redes de proteção e reconhecimento cultural e histórico”. (JÚNIOR Et. all,2018, pág.13)
O referido trecho refere-se à concepção de
“Programa público ou privado, que tem por objetivo conferir recursos ou direitos especiais para membros de um grupo social desfavorecido, com vistas a um bem coletivo. Os recursos incluem participação política, acesso à educação, admissão em instituições de ensino, serviços de saúde, emprego, oportunidades de negócios, bens materiais, redes de proteção e reconhecimento cultural e histórico”. (JÚNIOR Et. all,2018, pág.13)
O referido trecho refere-se à concepção de
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) propõe um modelo de escolarização que rompe com a lógica da segregação e redefine o papel da Educação Especial no sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, assinale a alternativa que expressa corretamente os princípios dessa política à luz das diretrizes legais e pedagógicas da inclusão: