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A educação inclusiva, nas últimas décadas, vem firmando-se no plano internacional e na legislação brasileira, o que subsequentemente, impulsionou mudanças relevantes no bojo das escolas, ora como inversão de perspectivas no sentido de promover a igualdade de oportunidades e valorização das diferenças e características individuais, ora oportunizando capacitações de professores, alunos, pais e toda a comunidade no fortalecimento dos princípios da cultura inclusiva.


Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313154906008/313154906008.pdf. Acesso em: em: 8 mar.2025. (adaptado)


De acordo com os pressupostos que embasam a educação inclusiva, avalie as afirmações a seguir.


I. A educação inclusiva na perspectiva democrática perpassa pela reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade dos alunos.


II. Uma prática pedagógica inclusiva precisa está fundamentada nos pressupostos da abordagem humanística, democrática que percebe o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.


III. Na perspectiva de inclusão os ambientes escolares propiciam integração social quando suas práticas pedagógicas estão reguladas sob o processo de avaliação universal dos indivíduos.


IV. Transformar uma escola excludente em uma escola inclusiva requer mudanças de concepções, pois é preciso compreender que o processo de aprendizagem é possível dentro de sala de aula regular; de que esses alunos são capazes de estudar, conviver e aprender com os demais.


V. Sob a ótica da educação inclusiva um princípio valorativo e fundamental a ser configurado nas práticas pedagógicas é a rigidez curricular.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

A Declaração de Salamanca (1994) por meio de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, estabelece estrutura de ação que considera:
I que escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguisticas e outras. II que escolas públicas deveriam acomodar com exclusividade todas as crianças deficientes e super-dotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de polulação nômade, crianças pertencentes a minorias linguísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados.
III que escolas devem buscar formas de educar tais crianças bem-sucedidamente, incluindo aquelas que possuam desvantagens severas.
IV que escolas devem dar um passo crucial no sentido de modificar atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras e de desenvovler uma sociedade inclusiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
A diversidade de experiências, habilidades, contextos e capacidades entre estudantes é uma realidade que deve ser celebrada através de práticas educacionais inclusivas. Nesse aspecto, a LDB 9394/96 em seu artigo 60 parágrafo único, estabelece ao poder público adotar como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de ensino.
Considerando o que foi apresentado, assinale a opção que garante o atendimento com qualidade na educação especial.
De acordo com Macedo (2008), o ser humano constrói sua imagem corporal na relação com o mundo vivido e essa percepção não ocorre sempre da mesma maneira, isto é, se alterar a percepção, negativa ou positivamente, alterará sua autoimagem.

Segundo a autora, especificamente no caso de pessoas com deficiência física, pela sua diferença corporal ser, em geral, significativa, essa percepção
Omote (2024) menciona que a Educação representa um duplo caminho no combate às exclusões e desigualdades sociais. De um lado, por meio da educação inclusiva, as minorias podem encontrar alternativas de efetiva inserção social, com participação plena nos processos produtivos, tanto de bens materiais quanto de bens culturais.

Por outro lado, também por meio da educação inclusiva, podem-se construir novos modos de convívio e relações interpessoais e sociais entre os diferentes, segundo ele,