Filtrar


Questões por página:
De acordo com Galvão Filho (2005), adaptações físicas ou ___________ são todos os aparelhos ou adaptações fixadas e utilizadas no corpo do aluno e que facilitam a interação dele com o computador; adaptações de___________ são todos os aparelhos ou adaptações presentes nos componentes físicos do computador, nos periféricos, ou mesmo, quando os próprios periféricos, em suas concepções e construção, são especiais e adaptados, enquanto que __________ especiais de acessibilidade são os componentes lógicos das TICs quando construídos como TA.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
De acordo com o disposto em Galvão Filho (2005), associe o tipo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) (1,2,3,4) à sua respectiva definição (a, b, c, d).

1. TICs como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação;
2. TICs como Tecnologia Assistiva (TA);
3. TICs como ferramentas ou ambientes de aprendizagem;
4. TICs como meio de inserção no mundo do trabalho profissional.

a) Em muitos casos o uso dessas tecnologias tem se constituído na única maneira pela qual diversas pessoas podem comunicar-se com o mundo exterior.
b) Minimizam as dificuldades de muitas pessoas com necessidades educacionais especiais no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
c) São utilizadas para controle do ambiente e possibilitam que a pessoa com comprometimento motor possa comandar remotamente aparelhos eletrodomésticos, acender e apagar luzes, abrir e fechar portas.
d) Tem sido a garantia de sustento de pessoas com grave comprometimento motor por meio de uso das TICs.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
Zafani et al. (2017) citam que a prática educativa busca, em seus preceitos políticos e filosóficos, proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver a autoestima e a percepção de competência a fim de favorecer aquisições acadêmicas e o engajamento nas propostas de aprendizagem. A escolarização, no ensino comum, de alunos com deficiência ocorre cada vez com maior frequência na idade pré-escolar.

De acordo com as autoras, as propostas educativas utilizadas devem ser
No intuito de responder à necessidade de conhecer mais sobre as consequências das doenças, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1976, publicou a International Classification of Impairment, Disabilities and Handicaps (ICIDH). Em maio de 2001, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a Internacional Classification of Functioning Disability and Health. A versão em português foi traduzida pelo Centro Colaborador da OMS no Brasil, sob o título Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Assinale a alternativa que corretamente caracteriza a CIF.
Bampi et al. (2010) afirmam que, no Brasil, as pesquisas se concentram nas áreas técnicas da biomedicina, da psicologia do desenvolvimento ou da educação especial. Para o modelo social, a deficiência é fruto das desvantagens ou restrições provocadas pela organização social contemporânea que pouco ou nada considera aqueles que possuem lesões físicas e os exclui das principais atividades da sociedade.

De acordo com as autoras, o modelo social