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Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
Em relação à promoção da igualdade étnico-racial na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. A vivência de práticas discriminatórias são mais deformadoras para as crianças que sofrem a discriminação do que para as crianças que discriminam.
II. Na Educação Infantil, considerando a inserção social da criança e a construção de sua identidade, estes temas devem estar presentes em algumas vivências e projetos desenvolvidos com os vários grupos de crianças.
III. Os professores e educadores devem se interrogar sobre suas concepções pessoais, refletindo sobre suas práticas e atitudes que, inconscientemente, podem manter ou fortalecer o preconceito e a discriminação racial.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho a seguir.
Os atos de reconhecer e ser reconhecido são eminentemente humanos, por isso possuem um caráter político-pedagógico, constituindo nossa condição humana de criação e reconstrução de saberes em que o outro é parte imprescindível. Ao inserirmos a compaixão, a empatia e a dignidade humana como princípios da arte de educar, nos damos conta de que a exclusão dos outros significa a redução da capacidade de apreender de nós mesmos.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; PUGENS, N. de B. A perspectiva da alteridade na educação. Conjectura, Caxias do Sul, v.23, nº 1, p.179-197, jan./abr.2018.
Sobre a importância do reconhecimento da alteridade no processo educacional, assinale a opção que reflete, corretamente, o que se afirma no trecho acima.
Os atos de reconhecer e ser reconhecido são eminentemente humanos, por isso possuem um caráter político-pedagógico, constituindo nossa condição humana de criação e reconstrução de saberes em que o outro é parte imprescindível. Ao inserirmos a compaixão, a empatia e a dignidade humana como princípios da arte de educar, nos damos conta de que a exclusão dos outros significa a redução da capacidade de apreender de nós mesmos.
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; PUGENS, N. de B. A perspectiva da alteridade na educação. Conjectura, Caxias do Sul, v.23, nº 1, p.179-197, jan./abr.2018.
Sobre a importância do reconhecimento da alteridade no processo educacional, assinale a opção que reflete, corretamente, o que se afirma no trecho acima.
A Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades em todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças. Estes deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as necessidades. O uso da tecnologia pode despertar em crianças especiais um interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento. O uso da tecnologia no campo do ensino-aprendizagem permite:
I. Alargar horizontes, levando o mundo para dentro da sala de aula.
II. Aprender fazendo.
III. Melhorar capacidades intelectuais tais como a criatividade e a eficácia.
IV. Permitir que um professor ensine simultaneamente em mais de um local.
V. Permitir vários ritmos de aprendizagem numa mesma turma.
VI. Estabelecer a ponte entre a comunidade e a sala de aula.
Das afirmativas apresentadas:
I. Alargar horizontes, levando o mundo para dentro da sala de aula.
II. Aprender fazendo.
III. Melhorar capacidades intelectuais tais como a criatividade e a eficácia.
IV. Permitir que um professor ensine simultaneamente em mais de um local.
V. Permitir vários ritmos de aprendizagem numa mesma turma.
VI. Estabelecer a ponte entre a comunidade e a sala de aula.
Das afirmativas apresentadas:
Assinale a afirmação que se encontra aderente ao texto a seguir. O direito à educação é um direito de toda criança, adolescente ou adulto seja ele qual dificuldade tiver. E a Constituição afirma isso, que todos somos iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza. E a Educação Inclusiva parte dessa intenção, que cada um possa procurar a plenitude do seu existir, para participar ativamente na construção de sua vida pessoal, tendo uma existência feliz e de qualidade. Na perspectiva da Educação Inclusiva, seu público alvo é descrito por: