Filtrar


Questões por página:
A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo(a) _____________. Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários estágios clínicos que se dividem em sífilis recente (primária, secundária, latente recente) e tardia (latente tardia e terciária).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Sabe-se que a Atenção Básica é responsável por garantir aos usuários dos serviços de saúde uma assistência adequada e de qualidade. Cabe ao profissional enfermeiro, enquanto gestor das Unidades de Saúde da Família, garantir que os portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) estejam inclusos em ações voltadas para a prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento. Sendo assim, referente às ISTs, analise as assertivas abaixo:

I. Na fase latente da Sífilis, os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e da cicatrização da ferida inicial.
II. As úlceras genitais representam uma síndrome clínica, sendo, muitas vezes, causadas por uma IST, e se manifestam como lesões ulcerativas erosivas, precedidas ou não por pústulas e/ou vesículas, acompanhadas ou não de dor, ardor, prurido, drenagem de material mucopurulento, sangramento e linfadenopatia regional.
III. A infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV aparece em torno de 10 dias após o contágio.

Quais estão corretas?
A percepção dos riscos de adquirir uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) varia de pessoa para pessoa, e sofre mudanças ao longo da vida. O termo “sexo seguro” é associado ao uso exclusivo de preservativos. Por mais que o uso de preservativos seja uma estratégia fundamental a ser sempre estimulada, ele possui limitações. Assim, outras medidas de prevenção são importantes e complementares para uma prática sexual segura, são elas, EXCETO:
Paciente do sexo feminino,28 anos, procurou o serviço de saúde com queixas de ulcerações na região genital. Após resultado laboratorial dessa paciente ter dado positivo para Treponema pallidum, é correto afirmar que estamos diante de qual Infecção Sexualmente Transmissível (IST)?