Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas sobre interdisciplinaridade e transversalidade no currículo da educação básica:

I. A interdisciplinaridade pode ser entendida como uma colaboração entre professores de diferentes disciplinas para enriquecer o aprendizado dos alunos.
II. A transversalidade é um conceito que se aplica apenas em disciplinas de ciências naturais.
III. Ambas as abordagens contribuem para a formação integral dos alunos, conectando o conhecimento às suas vivências e realidades.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.

O ensino por meio da interdisciplinaridade pressupõe a interação entre as diversas áreas do conhecimento como alternativa de eliminar a fragmentação e promover uma educação para a construção da cidadania. Nessa perspectiva, em se tratando de conhecimentos, uma prática docente mediada por projetos de trabalho é ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea.


Moura. D. P. Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação Transformadora. Só Pedagogia.Virtuous Tecnologia da Informação,2008-2021.Disponível em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogiadepr ojeros/index.php?pagina=2. Acesso em 26/03/2021.


Considerando os pressupostos e a importância dos projetos de trabalho, a metodologia do trabalho docente por projetos tem início a partir do momento que os alunos expressam suas ideias e conhecimentos sobre o problema em questão, ou seja, desperte o interesse por um "acontecimento” dentro ou fora da escola ou até mesmo pela estimulação do professor.

A essa etapa inicial do projeto de trabalho, a alternativa correta é:

Um projeto interdisciplinar sobre mudanças climáticas pode envolver conhecimentos de Geografia, Ciências, Matemática e até Língua Portuguesa, em que os alunos trabalham de forma integrada para compreender as consequências, analisar dados, calcular impactos e comunicar.
Sobre interdisciplinaridade, é correto afirmar:
Na perspectiva de que cada pessoa tem natureza biológica e social, sobressaem-se o papel e o valor da educação escolar, da escola e da professora/professor. Nesta ótica, não se sustenta a defesa de que:
Uma instituição de ensino, ao desenvolver a interdisciplinaridade, não pode permanecer na prática empírica ou em suposições didáticas convencionais; sendo necessário analisar detalhadamente os ‘porquês’ dessa prática. Portanto interdisciplinaridade escolar não pode ser confundida com interdisciplinaridade científica.
A partir do excerto apresentado, é correto afirmar que a interdisciplinaridade científica só é possível