Filtrar


Questões por página:
Leia o plano de aula a seguir:
TEMA: Preconceito
ANO: 2º OBJETIVOS: construir novos valores, refletir sobre o preconceito e contribuir com atitudes para sua extinção, respeitar diferenças, ampliar o vocabulário e a capacidade de comunicação, trabalhar coletivamente em harmonia e colaboração, fortalecer laços familiares e estimular a participação da família na escola. COMPONENTES CURRICULARES: Ciências, Matemática e Geografia – as diferenças, o preconceito e a exploração do ambiente. Língua Portuguesa – roda de história e conversa sobre “Romeu e Julieta”, diferenças e preconceito. Arte – confecção de cartazes, painel e convites. CRONOGRAMA: 06 aulas METODOLOGIA: realizar a leitura da história e fazer uma roda de conversa sobre preconceito em relação às diferenças. Vendar os olhos dos alunos e permitir que que manuseiem objetos com diferentes texturas, promovendo o diálogo sobre as diferenças encontradas ali e no mundo. Em seguida, sair pelo pátio à procura de diferentes texturas para realizar os cartazes. Após, realizar convite para família visitar a exposição dos cartazes. AVALIAÇÃO: Por meio da observação e participação de cada criança, verificar se houve alcance dos objetivos. BIBLIOGRAFIA: ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta. Editora Ática.
https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Pedagogia/Plano-de-aulainterdisciplinar-739316.html
O plano acima traz a integração entre vários componentes curriculares que objetivam a construção de uma visão mais ampla das temáticas apresentadas, além de permitir o desenvolvimento de análises críticas sobre os assuntos apresentados e que os alunos observem um mesmo fato sob vários pontos de vista. A esse tipo de trabalho dá-se o nome de
Segundo Ivani Fazenda (1994), a interdisciplinaridade surgiu em meados da década de 1960, num período marcado pelos movimentos estudantis que, entre outras exigências, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época. Diante desse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interdisciplinaridade tem a pretensão de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.
( ) A interdisciplinaridade assenta-se em procedimentos didático-pedagógicos que privilegiam a fragmentação das disciplinas escolares.
( ) A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação ou um plano de intervenção.
( ) A interdicisplinaridade questiona a fragmentação das disciplinas escolares, a favor do diálogo sobre determinado tema ou problema entre as diversas áreas.
( ) A interdisciplinaridade é uma abordagem que apresenta como epicentro educativo a proposta de uma educação parcialmente comprometida com a cidadania.
Marque a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas, de cima para baixo.
mostrar texto associado
A interdisciplinaridade e a transversalidade são projetos, ou seja, configuram uma ação pedagógica planejada com a proposição de um trabalho determinado pela natureza do conhecimento a ser desenvolvido e dos objetivos da atividade didática. Com relação a esses dois projetos do trabalho pedagógico, é CORRETO afirmar:
A interdisciplinaridade apresenta-se como uma forma de permitir ao aluno visão global da realidade. Na ação pedagógica, a interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social, as atividades vão sendo propostas à medida que o objeto de estudo vai colocando necessidades e questionamentos novos que precisam ser desvendados ou aprofundados. Pode-se dizer que o objetivo da interdisciplinaridade é:
Considere determinada escola organizada sobre a lógica dos saberes disciplinares; o resultado dá-se da seguinte forma: o professor de geografia não toca nos aspectos biológicos da formação de um relevo em estudo; o de história não considera a influência dos fatores geográficos na compreensão do declínio de uma civilização histórica; o professor de biologia não recupera os processos históricos e sociais que interagem na formação de um ecossistema natural, e assim por diante. Tendo em vista a situação hipotética apresentada e as estratégias de integração disciplinar para reunir as possibilidades de produção de conhecimento, em oposição ao conhecimento monodisciplinar, relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas características.

1. Multidisciplinar. 2. Interdisciplinar.

( ) Recorre-se a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si.

( ) Permanecem os interesses próprios de cada disciplina; porém, busca soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.

( ) Busca o intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos, bem como integrar os resultados.

( ) Requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento e a solução de um problema sem que as disciplinas evocadas sejam alteradas ou enriquecidas.

A sequência está correta em