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A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens epistemológicas que coadunam com a busca pela integração e articulação da ação pedagógica. Sobre essas abordagens, julgue o item a seguir.


Na abordagem transdisciplinar, ao invés da simplificação, são requeridos a interconexão e o convívio do diverso, partindo da compreensão de que os fenômenos apresentados estão interligados e constituem um todo em fluxo contínuo de trocas.

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens epistemológicas que coadunam com a busca pela integração e articulação da ação pedagógica. Sobre essas abordagens, julgue o item a seguir.


A transdisciplinaridade consolida-se como campo fértil na articulação entre os diferentes níveis de organização do conhecimento (disciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade) e, em uma postura de transcendência, amplia-se para além deles.

A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens epistemológicas que coadunam com a busca pela integração e articulação da ação pedagógica. Sobre essas abordagens, julgue o item a seguir.


O conceito de interdisciplinaridade não é unívoco, mas é possível afirmar que a interdisciplinaridade diz respeito à transferência de métodos de uma disciplina para outra, e pode ser verificada a partir de três graus: a) um grau de aplicação; b) um grau epistemológico; c) um grau de geração de novas disciplinas.

Com base em referênciais da chamada filosofia da práxis e das abordagens críticas do campo do currículo, é possível afirmar que há uma complexa relação entre currículo e interdisciplinaridade. Sobre a interdisciplinaridade, julgue o item a seguir.


Como princípio (imanência) que manifesta o movimento do real, portanto, da gênese da produção histórica do mundo e do conhecimento, e como método (exterioridade) que orienta certa organização do mundo e dos saberes por intermédio das linguagens, a interdisciplinaridade curricular somente se efetiva no âmbito da prática dos sujeitos como atos de aprendizagem e de apropriação mediada do mundo.

A interdisciplinaridade da educação (Fazenda, 2011) tem origem a partir de uma análise detalhada das questões sobre a existência desta prática histórica e culturalmente contextualizadas. Compreender este raciocínio requer uma verificação rigorosa sobre o conceito da escola, currículo e didática. E quem pretender praticar ou pesquisar esta teoria deve saber que: Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)
( ) Interdisciplinaridade escolar pode confundir-se com interdisciplinaridade científica.
( ) A perspectiva é educativa.
( ) As noções, finalidades, habilidades e técnica visam favorecer sobretudo a avaliação.
( ) Respeitar os saberes dos alunos e sua integração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.