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A Psicopedagogia é de natureza inter e transdisciplinar, utiliza métodos, instrumentos e recursos próprios para compreensão do processo de aprendizagem, cabíveis na intervenção. Nesse sentido, a atividade psicopedagógica tem como objetivos, os relacionados a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
Analise o seguinte Projeto.
Projeto do Ensino Fundamental
Projeto desenvolvido para alunos de 09 e 10 anos com o tema Trabalho Infantil, tendo como temas transversais a ética e a pluralidade cultural, trabalhando as questões dos direitos da criança e dos adolescentes e a desigualdade social.
Disciplinas envolvidas no projeto: Matemática, Língua Portuguesa e Geografia
Desenvolvimento das atividades:
Na disciplina de Matemática, pode-se trabalhar coletas de dados estatísticos, porcentagem, gráficos e realizar a análise dos dados coletados para se refletir sobre a renda das famílias, a desigualdade social e as áreas mais atingidas na sociedade, relacionando possíveis causas e efeitos do trabalho infantil.
Na disciplina de Geografia, pode-se trabalhar com mapas para localizar o trabalho infantil, as cidades/estados brasileiros mais atingidos, por exemplo, e ainda contextualizar com gráficos vistos na disciplina de Matemática.
Na disciplina de Português, pode-se trabalhar com várias produções de texto, narrativas, entrevistas, cartas etc. Pode-se ainda escolher um texto que contextualize o trabalho infantil. Análise de reportagens, filmes e livros.
https://canaldoensino.com.br/blog/interdisciplinaridade-o-que-e-conceitos-e-comoaplicar-na-educacao (adap.)

Com as informações disponíveis no projeto, pode-se dizer que o docente irá trabalhar o(a)
A interdisciplinaridade e a contextualização exercem papéis importantes no processo de ensino-aprendizagem. Considerando esse contexto, relacione a coluna B de acordo com a coluna A.
COLUNA A
I. Interdisciplinaridade. II. Contextualização.

COLUNA B
( ) Ressignifica os conteúdos estruturados presentes no currículo escolar, agregando a eles um novo significado, mais permanente, que é fruto da soma do conhecimento da própria vivência do aluno.
( ) Apresenta de maneira inter-relacionada ou interligada de diferentes áreas do conhecimento, o que contribui para uma aprendizagem mais significativa.
( ) Facilita a aplicação e a relação dos conhecimentos escolares na compreensão das experiências pessoais, bem como facilita o processo de construção dos conhecimentos abstratos na escola.
( ) Pressupõe que cada conhecimento dialoga permanentemente com outros conhecimentos, sendo que este diálogo pode se estabelecer das mais diversas maneiras.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Leia o plano de aula a seguir:
TEMA: Preconceito
ANO: 2º OBJETIVOS: construir novos valores, refletir sobre o preconceito e contribuir com atitudes para sua extinção, respeitar diferenças, ampliar o vocabulário e a capacidade de comunicação, trabalhar coletivamente em harmonia e colaboração, fortalecer laços familiares e estimular a participação da família na escola. COMPONENTES CURRICULARES: Ciências, Matemática e Geografia – as diferenças, o preconceito e a exploração do ambiente. Língua Portuguesa – roda de história e conversa sobre “Romeu e Julieta”, diferenças e preconceito. Arte – confecção de cartazes, painel e convites. CRONOGRAMA: 06 aulas METODOLOGIA: realizar a leitura da história e fazer uma roda de conversa sobre preconceito em relação às diferenças. Vendar os olhos dos alunos e permitir que que manuseiem objetos com diferentes texturas, promovendo o diálogo sobre as diferenças encontradas ali e no mundo. Em seguida, sair pelo pátio à procura de diferentes texturas para realizar os cartazes. Após, realizar convite para família visitar a exposição dos cartazes. AVALIAÇÃO: Por meio da observação e participação de cada criança, verificar se houve alcance dos objetivos. BIBLIOGRAFIA: ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta. Editora Ática.
https://www.trabalhosgratuitos.com/Sociais-Aplicadas/Pedagogia/Plano-de-aulainterdisciplinar-739316.html
O plano acima traz a integração entre vários componentes curriculares que objetivam a construção de uma visão mais ampla das temáticas apresentadas, além de permitir o desenvolvimento de análises críticas sobre os assuntos apresentados e que os alunos observem um mesmo fato sob vários pontos de vista. A esse tipo de trabalho dá-se o nome de
Segundo Ivani Fazenda (1994), a interdisciplinaridade surgiu em meados da década de 1960, num período marcado pelos movimentos estudantis que, entre outras exigências, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época. Diante desse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interdisciplinaridade tem a pretensão de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.
( ) A interdisciplinaridade assenta-se em procedimentos didático-pedagógicos que privilegiam a fragmentação das disciplinas escolares.
( ) A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação ou um plano de intervenção.
( ) A interdicisplinaridade questiona a fragmentação das disciplinas escolares, a favor do diálogo sobre determinado tema ou problema entre as diversas áreas.
( ) A interdisciplinaridade é uma abordagem que apresenta como epicentro educativo a proposta de uma educação parcialmente comprometida com a cidadania.
Marque a alternativa CORRETA, considerando as afirmativas, de cima para baixo.