Filtrar


Questões por página:

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item.


A interdisciplinaridade no ensino de filosofia no ensino médio é garantida no caso de os diferentes períodos da história da filosofia serem metodologicamente articulados em torno dos mesmos temas filosóficos.

Todo texto se constitui como gênero e todo gênero se estrutura como sequência ou sequências textuais ou discursivas. Sobre textualização, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Textualizar é organizar sequencialmente o conteúdo temático do texto, sempre considerando o gênero textual, o suporte de circulação, o destinatário, os objetivos comunicativos, os posicionamentos enunciativos dos locutores frente ao tema.


II. Ao textualizar, temos de tomar decisões sobre como ordenar o conteúdo, como introduzir e retomar tópicos discursivos de modo a garantir tanto a unidade quanto a progressão temática, como estruturar e articular os enunciados e as partes do texto.


III. Geralmente, um gênero é constituído por um tipo único de sequência discursiva.


Estão corretas as afirmativas:

Evidenciar o caráter interdisciplinar do componente curricular, possibilita o desenvolvimento das habilidades de forma coletiva na escola. Os instrumentos de registro dos resultados obtidos pelos alunos nas atividades de seu componente curricular, desenvolvidos nos projetos interdisciplinares, promovem a avaliação contínua e, caso necessário, redirecionam as __________________________. Assinale a alternativa que complete de maneira fidedigna a lacuna:

Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.

Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.

Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve

a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.