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O ensino por meio da interdisciplinaridade pressupõe a interação entre as diversas áreas do conhecimento como alternativa de eliminar a fragmentação e promover uma educação para a construção da cidadania. Nessa perspectiva, em se tratando de conhecimentos, uma prática docente mediada por projetos de trabalho é ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea.


Moura. D. P. Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação Transformadora. Só Pedagogia.Virtuous Tecnologia da Informação,2008-2021.Disponível em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogiadepr ojeros/index.php?pagina=2. Acesso em 26/03/2021.


Considerando os pressupostos e a importância dos projetos de trabalho, a metodologia do trabalho docente por projetos tem início a partir do momento que os alunos expressam suas ideias e conhecimentos sobre o problema em questão, ou seja, desperte o interesse por um "acontecimento” dentro ou fora da escola ou até mesmo pela estimulação do professor.

A essa etapa inicial do projeto de trabalho, a alternativa correta é:

Um projeto interdisciplinar sobre mudanças climáticas pode envolver conhecimentos de Geografia, Ciências, Matemática e até Língua Portuguesa, em que os alunos trabalham de forma integrada para compreender as consequências, analisar dados, calcular impactos e comunicar.
Sobre interdisciplinaridade, é correto afirmar:
Na perspectiva de que cada pessoa tem natureza biológica e social, sobressaem-se o papel e o valor da educação escolar, da escola e da professora/professor. Nesta ótica, não se sustenta a defesa de que:
Uma instituição de ensino, ao desenvolver a interdisciplinaridade, não pode permanecer na prática empírica ou em suposições didáticas convencionais; sendo necessário analisar detalhadamente os ‘porquês’ dessa prática. Portanto interdisciplinaridade escolar não pode ser confundida com interdisciplinaridade científica.
A partir do excerto apresentado, é correto afirmar que a interdisciplinaridade científica só é possível
Analise o desenvolvimento de uma aula proposta, no âmbito de um projeto interdisciplinar intitulado “Museus e memórias”.
Observe as estratégias e metodologia adotadas pelo professor e responda à questão.
Aula - Inicia-se com uma roda de conversa, em que o professor lança perguntas sequenciais: Vocês sabem o que são museus e para que servem? Já visitaram algum museu? Como foi a visita? Depois de levantados conhecimentos, hipóteses e experiências, são oferecidos aos estudantes fotos e roteiros de diferentes museus pernambucanos (Instituto Ricardo Brennand, Museu Cais do Sertão, dentre outros). Individualmente, a partir de um roteiro oferecido pelo professor, os estudantes observam as fotos e roteiros e fazem registros sobre: para que servem cada um dos museus, o que oferecem e de que forma se ligam às memórias da comunidade. Sequencialmente, o professor solicita que escrevam uma redação sobre a importância dos museus, para que sirva como único instrumento de avaliação do projeto.

Sobre a organização do trabalho didático-pedagógico escolar proposto, no âmbito do projeto, analisar as afirmações abaixo.

I. No início da aula, o professor parece conhecer a importância do processo de construção do conhecimento, ao levantar os conhecimentos prévios dos estudantes, para que estabeleçam conexões entre os conceitos já conhecidos e os novos conteúdos.
II. Ao solicitar que os estudantes façam análise e registros individuais sobre os museus, o professor perde a oportunidade de desenvolver importantes habilidades com eles, por meio do trabalho em grupos: atitudes colaborativas, comunicação, aprender com o outro etc.
III. Em função do contexto em que se insere a aula (no âmbito de um projeto) o professor utiliza a forma mais adequada de avaliação, já que poderá aferir os conhecimentos de cada estudante sobre o conteúdo trabalhado.

É correto o que se afirma: