Filtrar


Questões por página:
As hipóteses sobre a interdisciplinaridade fomentam a pesquisa para construir e buscar respostas para responder várias questões, uma destas questões preocupa-se com a sistematização da educação. A integração é uma etapa necessária no entendimento da operacionalização do processo.
Leia abaixo, o extrato do texto do livro de Ivani Fazenda (1979)
“Considerando-se _________ como um momento de organização e estudo dos conteúdos das disciplinas, como uma etapa para a ____________ que só pode corre num regime de coparticipação, reciprocidade, mutualidade (condições essenciais para a efetivação de um trabalho interdisciplinar), (...).
(FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro.6 ed. São Paulo: Edições Loyola.2011. P.46 – 2º parágrafo).

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A parceria, um fundamento da interdisciplinaridade, tem sido explorada pedagogicamente em fomento da melhoria da qualidade da prática das intervenções educativas. Revela uma tendência construtiva ao centralizar as ações pedagógicas baseadas no desenvolvimento e na busca de conhecimentos entre o professor e o pedagogo por meio da observação da sala de aula. Uma parceria, professor e pedagogo, que assessora a reorganização das decisões à prática docente e faz emergir a vontade de experimentar novas estratégias didáticas. O processo, construtivo, acontece à base da troca de ideias e opiniões sobre os dados coletados por meio da observação. Motivando a reflexão, em conjunto, de modificações pedagógicas à administração dos percalços, desigualdades, vistas na sala de aula. O princípio de aperfeiçoamento surge da constatação do que acontece na prática em consonância com o que foi planejado. A seguir leia alguns itens sobre a programação que viabiliza a observação de sala de aula em modo de parceria e assinale a alternativa incorreta, ou seja, que não completa a ideia apresentada na questão.
No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que: I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado; II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras; III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas. Está correto o que se afirma em:
O Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental aborda os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Em relação ao que está apresentado no documento sobre os referidos conceitos, assinale a afirmação incorreta.
De acordo com Thiesen (2008, p.545): “A discussão sobre a temática da interdisciplinaridade tem sido tratada por dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico, ambos abarcando conceitos diversos e muitas vezes complementares. No campo da epistemologia, toma-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. Pelo enfoque pedagógico, discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar”.
Assinale a opção que contém uma afirmação incorreta sobre a visão interdisciplinar do conhecimento.