Filtrar


Questões por página:
Cada escola é única, tem características particulares, um perfil específico, uma clientela com sua própria história, mas alguns fatores são determinantes para o sucesso escolar. É notório que o sucesso escolar dos alunos está associado, entre outros, aos seguintes fatores:
O conteúdo da tirinha se aproxima muito da compreensão de um dos princípios pedagógicos da educação brasileira. Trata-se

O ensino de física, assim como o de outras áreas de conhecimento, continua essencialmente centrado nos conteúdos, sem apresentar ligação com o dia a dia dos estudantes, e baseia-se, na maioria das vezes, em aulas expositivas. Nessa perspectiva, os professores tendem a transmitir conteúdos e os estudantes possuem um comportamento passivo no processo, muitas vezes simplesmente realizando cálculos matemáticos ao invés de interpretar fenômenos físicos.
Internet: <www.univates.br> (com adaptações).
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta quanto ao ensino de física.
A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem-se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a

Leia o texto abaixo.


“Pela experiência com os professores, ao ouvir seus testemunhos, ao observar suas práticas, é possível perceber que seus questionamentos giram em torno de “estratégias” ou “procedimentos” que devem adotar para fazer com que seus alunos se interessem por suas aulas, para conseguir disciplina nas turmas, para garantir autoridade em sala de aula, para convencer os alunos da importância da Geografia para suas vidas. Ou seja, os professores de Geografia estão, frequentemente, preocupados em encontrar caminhos para propiciar o interesse coletivo dos alunos, aproximando os temas da espacialidade local e global dos temas da espacialidade vivida no cotidiano”.

(CAVALCANTI, Lana. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010).


Diante do exposto no texto acima, podemos apontar como uma estratégia ou procedimento que dá ao aluno (a) mais sentido em aprender a geografia: