Filtrar


Questões por página:

O I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais foi um evento histórico que marcou o início da trajetória profissional dos intérpretes de Libras. Organizado pela FENEIS, possibilitou, de forma inédita, o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete. Esse encontro aconteceu no ano de:


De acordo com o Artigo 11, do Decreto n.º 5.626/2005, a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios devem garantir, em seus sistemas de ensino, a oferta de :

I.Formação de professores surdos e ouvintes para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, que viabilize a educação bilíngue: Libras − Língua Portuguesa como segunda língua.
II.Licenciatura em Letras: Libras, ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa, como primeira língua para surdos.
III.Formação em Tradução e Interpretação de Libras − Língua Portuguesa.

É correto o que se apresenta em:

De acordo com o disposto na Lei n.º 14.704, são atribuições do tradutor e intérprete no exercício de suas competências:

Considerando o código de ética disposto em O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa (MEC; SEESP, 2004), presente no Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, complete as lacunas do excerto:


11º. O intérprete deve procurar manter a _____________, o respeito e a _________ das línguas envolvidas. Ele também deve estar pronto para aprender e ___________ novos sinais, se isso for necessário para o entendimento.



Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do excerto:



Nas pesquisas sobre o ato da tradução e interpretação, especialmente no campo da Libras e de outras línguas, são descritos modelos de processamento que auxiliam na compreensão das estratégias utilizadas pelo intérprete durante sua atuação. Esses modelos buscam explicar as etapas mentais e linguísticas envolvidas no processo interpretativo. Considere os modelos a seguir:

I.Modelo cognitivo.
II.Modelo interativo.
III.Modelo interpretativo.
IV.Modelo de expressão.
V.Modelo de linguagem.

Representa modelo de processamento o que se apresenta em: