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Em uma escola de educação infantil, a estagiaria comentou com a professora: “trabalhar com crianças pequenas é mais divertido, porque no espaço interno elas aprendem e no espaço externo da escola elas podem brincar”. O comentário da estagiaria, conforme a concepção de Horn e Barbosa (2021), sobre a organização e o planejamento do espaço na educação infantil, deve ser considerado
O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo. Nesse sentido, assinale a alternativa que não condiz com essa ideia.
De acordo com Schwartz (1996), a noção de jogo aplicado à educação desenvolveu-se e penetrou, tardiamente, no âmbito escolar, sendo sistematizada com atraso, mas trouxe transformações significativas, fazendo com que a aprendizagem se tornasse
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma, no tocante à Educação Infantil, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Educação Infantil é dividida em Maternal que vai de 0 a 3 anos, onde tem o berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1,2 e 3, um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano). ( ) As brincadeiras lúdicas possibilitam as crianças desenvolver várias aptidões, dentre elas as linguagem oral e escrita. ( ) A rotina na Educação Infantil estabelece um tempo rígido para que a criança cumpra as atividades estabelecidas ou planejadas. ( ) As brincadeiras lúdicas possibilitam vivenciar uma relação extrínseca onde a criança aprende a agir na expectativa apenas afetiva e não cognitiva. ( ) A avaliação deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
A utilização dos jogos e brinquedos em sala de aula é como objeto facilitador para a aprendizagem da criança. O jogo pode favorecer a socialização das crianças permitindo, por meio das atividades realizadas, a interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos. Nesse sentido, não é correto afirmar que