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No tocante à importância da brincadeira nas instituições de Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta.
“O exercício da ludicidade vai além do desenvolvimento real porque nela se instaura um campo de aprendizagem propício à formação de imagens, à conduta autorregulada, à criação de soluções e avanços nos processos de significação.”
Com base na citação,
é INCORRETO afirmar que:

Observe a imagem a seguir.



Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em http://fotomelia.com/wp-content/uploads/edd/2015/06.)



Sabemos que a brincadeira na educação infantil estimula a criatividade e o desenvolvimento das crianças de forma plena, assim como a maturidade emocional. Sobre a importância das brincadeiras, é INCORRETO afirmar que:

Observe a imagem a seguir.



Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/educacao-brincadeira/21.)


Sobre o uso de brinquedos na educação infantil, é correto afirmar que:

Existe uma linha muito tênue que diferencia a brincadeira do jogo. Há autores que utilizam ambas as palavras para designar o mesmo comportamento – a atividade lúdica. Entretanto, existem algumas características que podem diferenciar o jogar do brincar. Brougère e Wajskop (1997) afirmam que a brincadeira é simbólica e o jogo funcional, ou seja, enquanto a brincadeira tem a característica de ser livre e ter um fim em si mesma, o jogo inclui a presença de um objetivo final a ser alcançado: a vitória. Este objetivo final pressupõe o aparecimento de regras preestabelecidas que, geralmente, já chegam prontas às mãos da criança. As regras dos jogos têm relação íntima com as regras sociais, morais e culturais existentes.
(CORDAZZO; VIEIRA,2007, p.92. Adaptado.)

A partir da diferenciação entre jogo e brincadeira e sua forma de acontecer na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. A característica social da brincadeira, de acordo com a perspectiva sociocultural, é vista como uma mola propulsora para o desenvolvimento infantil.

II. Pela brincadeira, a criança, sem intencionalidade, estimula uma série de aspectos que contribuem tanto para o desenvolvimento individual do ser quanto para o social.

III. A cognição e o desenvolvimento intelectual são exercitados em jogos em que a criança possa testar, principalmente, a relação causa-efeito.

IV. Quando a criança está jogando com o grupo é necessária uma organização realizada pelos profissionais, porque a criança é incapaz de fazê-la.

Está correto o que se afirma apenas em