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A configuração do sistema de ensino superior brasileiro está marcada por uma complexa combinação entre tradição, diversidade institucional e desafios contemporâneos impostos pela ampliação do acesso, pela exigência de qualidade e pela autonomia universitária. A coexistência de diferentes modelos de gestão − públicos e privados − evidencia as tensões entre interesses pedagógicos e administrativos, especialmente quanto à definição das instâncias decisórias, ao papel das mantenedoras e ao respeito aos princípios constitucionais. Com base nas informações descritas, considera-se que:
Nas últimas décadas, a Educação a Distância (EaD) consolidou-se como estratégia relevante para a democratização do ensino superior no Brasil. Amparada em marcos legais como o artigo 80 da LDB, o Decreto nº 5.622/2005 e a Portaria nº 4.059/2004, essa modalidade vem sendo tensionada por debates sobre qualidade, identidade docente e mediação tecnológica. A concepção pedagógica da EaD e os critérios de credenciamento institucional ainda suscitam discussões quanto à efetiva garantia de equidade e diálogo formativo.
Com base nas normas e nas concepções pedagógicas que regem a EaD no Brasil, assinale a alternativa correta.
Considerando as políticas públicas educacionais voltadas para o enfrentamento das desigualdades raciais no Brasil e a obrigatoriedade legal do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar, assinale a alternativa correta.
Em 2025, o governo federal sancionou uma lei que regulamenta a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis nas escolas públicas e privadas de educação básica, visando a redução de distrações e melhoria da saúde mental e do aprendizado dos estudantes.
Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta:
Em relação aos registros das atividades extensionistas pelas Instituições de Ensino Superior abre parênteses IES fecha parênteses, a Resolução CNE/[barra]CES número 7, de 18 de dezembro de 2018, determina que as IES devem incluir, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional abre parênteses PDI fecha parênteses, os seguintes termos, entre outros:
I. [UM] A concepção de extensão adotada.
II. [DOIS] O planejamento e as atividades institucionais de extensão.
III. [TRÊS] As modalidades de atividades de extensão desenvolvidas.
IV. [QUATRO] As estratégias de creditação curricular que não podem ultrapassar 10 por cento abre parênteses dez por cento fecha parênteses dos créditos totais do curso.
V. [CINCO] A política de implantação do processo autoavaliativo da extensão, mencionando estratégias e indicadores.
Estão corretos os termos