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O contexto educacional brasileiro está embasado em fundamentos filosófico-pedagógicos que sustentam as diretrizes legais e orientam as práticas escolares, resguardando valores como a emancipação humana, a formação integral do sujeito e o fortalecimento da cidadania. À luz das bases constitucionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os princípios filosóficos da educação escolar brasileira devem articular-se com a realidade social, política e cultural do país, promovendo a justiça, a equidade e a criticidade. Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o princípio filosófico que sustenta a indissociabilidade entre educação e transformação social, compreendendo o processo educativo como um ato político intencional voltado à formação de sujeitos históricos capazes de intervir criticamente na realidade.
Em uma audiência pública sobre financiamento da educação básica, um gestor afirmou que o direito à educação, conforme estabelecido constitucionalmente, compreende não apenas o acesso à escola, mas também a garantia de permanência com qualidade e equidade. A fala gerou debates sobre os fundamentos constitucionais desse direito e suas implicações na responsabilidade do Estado e da sociedade. Identifique a alternativa que designa, com base na Constituição Federal de 1988 e na doutrina constitucional-educacional, uma concepção correta e abrangente do direito à educação como cláusula pétrea e vetor de justiça social.
À luz da Lei nº 13.258, de 16 de maio de 2024, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação do Estado da Paraíba, é fundamental compreender os conceitos estruturantes da organização funcional da carreira. Segundo a referida norma, é considerada a unidade criada por lei, abrangendo conjunto de atribuições e responsabilidades, com denominação e qualificação própria, quantidade certa, de provimento em caráter efetivo, mediante aprovação em concurso público de provas e títulos e pagamento pelos cofres públicos, o(a):
Considerando as disposições da Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024, que trata da reestruturação do ensino médio, e os seus dispositivos sobre a implementação do novo modelo curricular, marque a alternativa correta.
O Programa de Educação Cidadã Integral, criado pela Lei nº 13.533/2024 no âmbito do Estado da Paraíba, visa à implementação de políticas educacionais integradas voltadas à formação ampla dos estudantes da Rede Pública de Ensino. Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, o Programa organiza-se em categorias distintas de escolas e segue diretrizes específicas para sua implantação. Considerando as disposições legais pertinentes, assinale a alternativa correta.