Questões de Concurso
Filtrar
3.814 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 763
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com o documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil”, a brincadeira e as interações sociais são elementos centrais nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de qual grupo etário?
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com as Orientações Curriculares para educação infantil de Florianópolis, são indicações de possibilidades para sua ampliação no fazer educativo-pedagógico em processos de formação e no convívio pessoal e familiar:
1. mapear e ampliar o repertório das crianças de forma contínua no campo da dança, teatro e música;
2. organizar bibliotecas, cantinhos da leitura e escrita que contemplem livros com conteúdo sobre dança, teatro e música;
3. encenar, dançar, cantar e tocar junto com as crianças e para elas;
4. organizar, de modo intencional, o acolhimento e cuidado das crianças, desde bebês, para que estejam confortáveis e para que possam se movimentar nos diversos momentos do cotidiano institucional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. mapear e ampliar o repertório das crianças de forma contínua no campo da dança, teatro e música;
2. organizar bibliotecas, cantinhos da leitura e escrita que contemplem livros com conteúdo sobre dança, teatro e música;
3. encenar, dançar, cantar e tocar junto com as crianças e para elas;
4. organizar, de modo intencional, o acolhimento e cuidado das crianças, desde bebês, para que estejam confortáveis e para que possam se movimentar nos diversos momentos do cotidiano institucional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Para fins de aplicação da Lei Brasileira de inclusão, consideram-se barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
Sobre a classificação das barreiras previstas na legislação, analise as afirmativas.
1. Barreiras arquitetônicas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
2. Barreiras atitudinais: as existentes nos edifícios públicos e privados;
3. Barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;
4. Barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre a classificação das barreiras previstas na legislação, analise as afirmativas.
1. Barreiras arquitetônicas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
2. Barreiras atitudinais: as existentes nos edifícios públicos e privados;
3. Barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;
4. Barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Segundo a Lei nº 10.639/03, os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial em quais áreas?
Concurso:
Prefeitura de Florianópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
O documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil" realiza uma análise da BNCC (2017) e o conjunto de documentos curriculares da RMEF, e diz que ambos reafirmam que as interações e as brincadeiras são definidas como eixos estruturantes da prática pedagógica da Educação Infantil e apresentam os dois termos como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Sobre brincadeiras e as interações assinale V (verdadeira) e F (Falso).
( ) A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo poucas aprendizagens para o desenvolvimento integral das crianças.
( ) Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
( ) Para que as brincadeiras atinjam o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, de acordo com a BNCC (2017), é preciso que haja seleção, planejamento, reflexão, organização, mediação, monitoramento das práticas e interações.
( ) Na documentação da Rede Municipal, a brincadeira aparece como eixo estruturante e estruturador do trabalho na Educação Infantil.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Sobre brincadeiras e as interações assinale V (verdadeira) e F (Falso).
( ) A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo poucas aprendizagens para o desenvolvimento integral das crianças.
( ) Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
( ) Para que as brincadeiras atinjam o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, de acordo com a BNCC (2017), é preciso que haja seleção, planejamento, reflexão, organização, mediação, monitoramento das práticas e interações.
( ) Na documentação da Rede Municipal, a brincadeira aparece como eixo estruturante e estruturador do trabalho na Educação Infantil.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.