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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), considerada um marco para a história da educação brasileira, ao legislar sobre a organização do ensino básico ao ensino superior reporta aos princípios assegurados pela Constituição quanto ao direito social à educação rumo a melhoria da qualidade educacional, formação e aperfeiçoamento dos docentes, autonomia escolar e universalização do ensino.

LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2023.

Considerando o texto base e o dispositivo legal no que versa o Art.3º e seus incisos, da LDBEN, avalie as afirmações a seguir:

I. Valorização do profissional da educação escolar.

II. Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

III. Garantia de padrão de qualidade.

IV. Consideração com a diversidade étnico-racial.

V. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
Tomando por base o que está estabelecido no art.43 da Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino superior tem, entre outras, a finalidade de
Consta no art.56 da Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que “As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática [...]”.
A observância desse princípio está assegurada pela existência de órgãos colegiados
De acordo com o art.52 da Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as univerdades são instituições “de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano”, assumindo, assim, ações com um caráter
Em conformidade com a BNCC — Ensino Fundamental: Educação Física, quanto às unidades temáticas que devem ser abordadas ao longo do Ensino Fundamental no componente curricular Educação Física, está a unidade temática práticas corporais de aventura. Em relação à unidade temática referida, analisar os itens abaixo:

I. Envolve a exploração de expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e nas proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.
II. Diz respeito às práticas pedagógicas que envolvem o ensino de técnicas e regras desportivas predeterminadas através de metodologias diretivas. São classificadas com base no ambiente de que necessitam para serem realizadas, e sua prática é de difícil execução no espaço escolar.
III. É baseada na experiência prática, na valorização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade moderna. A prática esportiva competitiva é o centro do processo pedagógico.

Está(ão) CORRETO(S):