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O público-alvo da Educação Especial é formado por:


I.Estudantes com deficiência, que são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

II.Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, que são todos aqueles que têm algum tipo de transtorno neurológico ou psíquico, como as psicoses infantis, o transtorno opositor desafiador e a Síndrome de Asperger.

III.Estudantes com deficiência, que são todos aqueles que têm impedimentos de curto prazo, de natureza física ou sensorial.

IV.Estudantes com altas habilidades/superdotação, que são aqueles que apresentam um potencial elevado e alto envolvimento com áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas, como: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.


É correto o que se afirma em:

O documento BNCC e os Documentos Curriculares Municipais da Educação Infantil de Florianópolis: Recontextualização Curricular (2021) é a materialização de um processo formativo concretizado por meio de estudos, análises, reflexões e sistematizações. Ao encontro disso, um dos seus propósitos é fundamentado e explicitado na seguinte citação:

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Acerca da Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, em seu art.75, há a afirmação de que a ação ___________________________ da União e dos Estados será exercida de modo a corrigir, progressivamente, as disparidades de acesso e garantir o padrão mínimo de qualidade de ensino.


Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:

Stumpf (2007) argumenta a necessidade do uso de opções de mídia e de tecnologia como ferramentas pedagógicas de intervenção no processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos surdos, por constituírem-se em facilitadores visuais e de interação social. Tais recursos permitiriam com que o ensino da Libras em muito fosse enriquecido. Em defesa de um sistema educativo próprio por meio da ________________.


Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:

Os estudos sobre flexibilidade da ordem das frases na língua de sinais brasileira (Felipe,1989 e Ferreira-Brito,1995) apontam que há várias possibilidades de ordenação das palavras nas sentenças. Quadros (1999) apresenta evidências que surgem de orações simples, de orações complexas contendo orações subordinadas, da interação com advérbios, com modais e com auxiliares. Com respeito à visão de Quadros, analise as asserções a seguir e marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Todas as frases com a ordem SVO são gramaticais.

(__)As ordens OSV e SOV ocorrem somente quando há alguma coisa a mais na sentença, como a concordância e as marcas não manuais.

(__)Apesar de ocorrem construções SOV e OSV associadas a marcas não manuais, se houver uma estrutura complexa na posição de objeto, não será possível mudar o objeto de ordem.

(__)Os advérbios temporais e de frequência não podem interromper uma relação entre o verbo e o objeto: [VP[V NP]].

(__)Por meio da topicalização, muda-se a ordem das frases.

(__)A construção com foco incluindo verbos sem concordância podem derivar estruturas SOV.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: