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Relacione os paradigmas que historicamente orientaram a lida da sociedade com as pessoas com deficiência, aos seus respectivos exemplos.
1. Inclusão 2. Segregação 3. Integração 4. Exclusão
( ) Uma criança com deficiência não é aceita em nenhuma escola e fica sem qualquer acesso à educação formal ou interação com outras crianças.
( ) Um estudante com deficiência é matriculado em uma escola regular que possui algumas adaptações, mas não para todas as atividades curriculares.
( ) Um aluno com deficiência frequenta uma escola especial distante de sua comunidade, em que todos os estudantes têm condições similares.
( ) Uma aluna com deficiência frequenta uma escola regular cujas salas de aula contam com recursos apropriados e que oferece treinamento docente especializado.


Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A Política Nacional de Educação Especial foi publicada em 1994. Esse documento afirma que os alunos com deficiência poderiam frequentar as classes comuns desde que possuíssem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os alunos ditos normais.

Da perspectiva de educação inclusiva, o documento é considerado
A Declaração de Salamanca é um documento fundamental para a orientação das políticas públicas referentes à educação especial.
Esse documento é considerado como marco de uma mudança de paradigma devido à
Assinale a afirmativa que apresenta corretamente as alterações na Lei nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Analise as afirmativas a seguir sobre os objetivos da Lei nº 11.645/2008, que determina a inclusão do tema História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da rede de ensino.

I. Valorizar esses grupos ao destacar suas contribuições para a diversidade cultural brasileira, reconhecer suas atuações na história do país, apresentando exemplos de figuras que foram negligenciadas nos relatos históricos.

II. Hierarquizar os diferentes saberes que coexistem no território nacional e que são elementos constitutivos da cultura brasileira, de acordo com os princípios de um Estado pluriétnico.

III. Representar grupos historicamente subalternizados como vítimas, focando na violência que sofreram e continuam a sofrer, especialmente em datas comemorativas como o Dia da Consciência Negra e o Dia do índio.

Está correto o que se afirma em