Questões de Concurso
Filtrar
                
                  4.517 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 24 de 904                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            I.Cabe ao Orientador Educacional articular ações entre escola, família e comunidade, favorecendo a formação integral dos estudantes e a promoção da cidadania.
II.É atribuição do Orientador Educacional atuar de forma isolada, com foco exclusivo em questões disciplinares e de comportamento, sem integração ao projeto político-pedagógico.
III.Compete ao Orientador Educacional participar do planejamento e da execução de ações pedagógicas, mediando conflitos e promovendo a inclusão escolar.
É correto o que se afirma em:
I.O atendimento individual é indicado para situações que demandam escuta ativa, análise de necessidades específicas e acompanhamento personalizado do estudante.
II.O atendimento grupal ocorre quando o orientador trabalha com um conjunto de estudantes que compartilham características, interesses ou dificuldades comuns, favorecendo a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades sociais.
III.O atendimento coletivo corresponde a ações voltadas a toda a comunidade escolar, como palestras, assembleias e campanhas educativas, visando à formação integral e ao fortalecimento do clima escolar.
É correto o que se afirma em:
Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. A Lei Nº 8.069/1990 dispõe no Capítulo II, Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade, Artigo 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.
( ) não expressar a sua opinião quando se trata de outros.
( ) Não possuir crença e culto religioso que prejudique ou que seja a favor.
( ) Brincar, praticar esportes e divertir-se.
( ) Participar da vida familiar e comunitária, com restrições.
I. Coexistência de instituições privadas de ensino.
II. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
III. Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
IV. Vinculação entre a educação empresarial, de todo o trabalho e as situações individuais.
V. Consideração com a diversidade e ética.
Está correto o que se afirma em:
A Base Nacional Comum Curricular - BNCC e currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens definidas para cada etapa da Educação Básica, pois as aprendizagens só se materializam com o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões resultam em um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade e devem se basear nas seguintes ações:
I. Contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.
II. Decidir sobre formas de organização disciplinar fortalecendo a competência das equipes escolares para adotar estratégias duradoras e eficazes em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
III. Conceber e pôr em prática procedimentos para motivar e engajar gestores e professores no decorrer do ano letivo.
IV. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.
V. Criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem.
Está correto o que se afirma em:
