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A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação destinada às pessoas que não tiveram acesso ou não deram continuidade aos estudos nas idades consideradas adequadas. Essa modalidade representa, entre outras coisas, a oportunidade de garantia do direito à educação para todos, abrangendo as funções de reparação, equalização e qualificação. Em conformidade com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação de Jovens e Adultos – anos finais do município de Uberaba, são esperadas a construção de habilidades e competências. Considerando as referidas diretrizes para a EJA, analise as competências listadas a seguir:
1. Dominar instrumentos complexos e científicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo escolar. 2. Ter acesso a outros graus ou modalidades de ensino básico e profissionalizante, assim como a outras oportunidades de desenvolvimento cultural. 3. Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na distribuição da riqueza produzida. 4. Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gênero, geração, raça e credo, fomentando atitudes de não-discriminação. 5. Ignorar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade. 6. Exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações CORRETAS:
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC,2018) traz eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica, entre elas são apontados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que intencionam assegurar condições de aprendizagem para as crianças na Educação Infantil. Sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir:
1. É direito da criança conviver com outras crianças, somente da mesma idade, e nenhum adulto da família, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas. 2. É direito da criança brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. 3. É direito da criança participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando. 4. É direito da criança explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. 5. É direito da criança expressar, em situações restritas e conduzidas por adultos, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio da linguagem oral, não sendo permitida a utilização de linguagens variadas, para não comprometer o entendimento dos adultos.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS:
As escolas do Sistema Municipal de Ensino de Uberaba oferecem a educação especial, modalidade da educação básica, preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Configuram-se como estratégia da modalidade educação especial:
I- O Atendimento Educacional Especializado – AEE – é um serviço da educação especial e é oferecido no contraturno do Ensino Regular. II- O Atendimento Educacional Especializado – AEE – deve ser articulado com o projeto político-pedagógico da escola de modo a substituir o ensino regular. III- A regulamentação e a oferta do atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais obedecem à legislação específica e o Atendimento Educacional Especializado – AEE configura-se como estratégia pedagógica realizada no contraturno do ensino regular. IV- A regulamentação e a oferta do atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais segue à normatização municipal, sem a necessidade de realizar uma aproximação com os propósitos da educação inclusiva, em cumprimento aos dispositivos legais e político-filosóficos nacionais.
Sobre as afirmativas, é CORRETO afirmar que:
A Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002 institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e traz como aspectos possíveis à proposta pedagógica das escolas classificadas como rurais, EXCETO:
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Segundo o artigo 26 A da Lei de Diretrizes e Bases Nacionais da Educação Básica, alterado pela Lei Federal 10639-03 nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira ministrados:
I - No âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. II - No âmbito somente do currículo do ensino fundamental, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. III - No âmbito de todo o currículo escolar, somente nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. IV - No âmbito do currículo oficial da Rede de Ensino em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
Assinale a alternativa CORRETA.
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