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Em relação à metodologia de ensino da língua portuguesa, sua organização didático-pedagógica e implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue o item a seguir, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para o componente de língua portuguesa e com o currículo de língua portuguesa de Sergipe.
De acordo com a BNCC, os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão são conteúdos dissociados das práticas de linguagem, uma vez que não propiciam reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas.
Em relação à metodologia de ensino da língua portuguesa, sua organização didático-pedagógica e implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue o item a seguir, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para o componente de língua portuguesa e com o currículo de língua portuguesa de Sergipe.
A contribuição do estruturalismo ao ensino de línguas, por meio do método estrutural e seus exercícios, dá-se principalmente no que se refere ao desenvolvimento das habilidades de produção (falar e escrever).
A respeito de letramento matemático, de tendências do ensino da matemática, de resolução de problemas como estratégia pedagógica e de avaliação, julgue o item que se segue.
A competência da BNCC relativa ao reconhecimento de que a matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, está diretamente relacionada ao conceito do letramento matemático.
Julgue o item subsequente, relativo às disposições da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o componente de matemática.
De acordo com a BNCC, a disciplina de matemática, no ensino fundamental, se divide em quatro unidades temáticas que orientam as habilidades a serem desenvolvidas: aritmética, geometria, lógica e probabilidade.
Julgue o item subsequente, relativo às disposições da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o componente de matemática.
É recomendado que, no ensino fundamental, o trabalho em geometria seja focado na aplicação de fórmulas para o cálculo de área e volume, assim como na aplicação direta de teoremas relacionados ao paralelismo e do teorema de Pitágoras.