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A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
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Em conformidade com o Manual de Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais, um processo pedagógico que privilegie a diversidade étnico-racial deve:
A qualidade da formação docente depende, sobretudo, de sua concepção. Em relação aos aspectos que contribuem para a formação docente, analisar os itens abaixo:
I. Um plano de formação organizado em torno da produtividade. II. Uma avaliação formativa baseada na análise do trabalho. III. Uma transposição didática baseada na análise das práticas e em suas transformações. IV. Um referencial de competências que identifique os saberes e as capacidades necessários.
Estão CORRETOS:
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O professor, ao dar regras e transmitir uma disciplina, não impede o aluno de criar. Ao contrário, possibilita a criação. Assim, as regras e as disciplinas não são só reguladoras, mas também:
As crianças podem apresentar vários problemas de saúde que são comuns na infância, assim como doenças infectocontagiosas que deverão inspirar cuidado da família e afastar a criança da instituição por um determinado período. Assinalar a alternativa que apresenta apenas exemplos de doenças infectocontagiosas que resultam em afastamento temporário da escola como medida de controle:
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