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Leia o texto a seguir, completando a lacuna.
Considerando o Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que “Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 [...]”, em seu artigo 4º estabelece que “As atividades de extensão devem compor, no mínimo ________ do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos.”.
O dado que preenche corretamente a lacuna é
Fredson Pedro Martins, no texto “Orientação e supervisão educacional na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” (2018), aponta que, dentro de uma lógica de mudança institucional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as atividades do profissional da supervisão educacional incidem de forma crucial na construção de práticas de gestão democrática e aprimoramento das situações pedagógicas, por ser, também, um agente do desenvolvimento da instituição.
Dessa forma, segundo o autor, a atuação do supervisor promove e articula diferentes competências e habilidades, tais como as dimensões
No artigo “O Trabalho do Pedagogo nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: algumas análises”, as autoras, ao analisarem o cenário sobre a atuação do pedagogo, encontrado em trabalhos publicados, pontuam que são desafios dos pedagogos dos Institutos Federais:
A Instrução Normativa nº 03/16 dispõe sobre os procedimentos relativos ao planejamento de estratégias educacionais a serem dispensadas aos estudantes com deficiência.
A respeito das estratégias que devem ser adotas no planejamento educacional, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.
(_) Acolhida do estudante com deficiência autodeclarada no processo seletivo ou identificada no transcurso do processo educativo, por meio da mobilização do NAPNE do Câmpus, equipe técnico-pedagógica, além de representantes da equipe gestora do Câmpus, compondo equipe multidisciplinar sob a coordenação de, no mínimo, um docente com formação específica em Educação Especial, para a construção do Plano de Atendimento Educacional Especializado.
(_) Realização, pelos membros da equipe multidisciplinar, de entrevistas, reuniões, observações ou outras estratégias diagnósticas cabíveis com o próprio estudante, familiares e profissionais eventualmente envolvidos na sua assistência extraescolar, visando à obtenção de informações, laudos clínicos e exames que subsidiem a elaboração do diagnóstico biopsicossocial do estudante, bem como o planejamento das estratégias educativas a serem adotadas para o favorecimento de seu êxito escolar e inclusão social.
(_) Mobilização dos professores, da equipe multidisciplinar e dos técnicos em assuntos educacionais para a delimitação do perfil acadêmico do estudante, por meio do Instrumento de Diagnóstico Escolar.
(_) Elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado, sob a coordenação e supervisão do NAPNE do Câmpus e equipe multidisciplinar, com o apoio consultivo dos serviços técnicos das Pró-reitoras e apoio executivo do Departamento de Ações Inclusivas e da Direção do Câmpus, no que couber, conforme demandas específicas.
(_) Implementação do Plano de Atendimento Educacional Especializado sob a coordenação da equipe elaboradora, sendo avaliado trimestralmente pelo NAPNE do Câmpus.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Fica instituída a Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul, orientada para ações de inclusão nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, para a promoção do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, étnico-racial, de gênero e para pessoas com deficiência e defesa dos direitos humanos.
Este é o artigo 1º do documento que define a Política de Inclusão e Acessibilidade do IFSul.
Sobre os parágrafos que o complementam,
I. Essa política efetiva o acesso e permanência de todos os estudantes, através da acessibilidade e dos recursos necessários em todos os cursos oferecidos pelo Instituto, exclusivamente para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, desde que em situação de vulnerabilidade socioeconômica e oriundos de escolas públicas.
II. É papel dessa política, de forma transversal, articular o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão do IFSul, de forma a garantir os preceitos dos direitos humanos para o corpo discente, docente e servidores técnico-administrativos.
III. Essa política propõe o acesso e permanência de todos os estudantes, através da acessibilidade e dos recursos necessários, em todos os cursos oferecidos pelo Instituto, prioritariamente para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e oriundos de escolas públicas.
IV. É papel dessa política, de forma integrada, articular o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão do IFSul, priorizando os preceitos dos direitos humanos para o corpo discente, docente e servidores técnico-administrativos.
Estão corretas apenas as afirmativas