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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ressalta que as experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas.
As interações previstas na BNCC correspondem:
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências gerais da educação básica se destacam e ressaltam que:

“É imprescindível destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas a seguir, inter-relacionamse e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB”.

Sobre as competências gerais da Educação Básica, analise as afirmativas.

I- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;

II- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma acrítica, ética, moral e cívica nas poucas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas;

III- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.


Assinale a alternativa correta.
Definir as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica faz parte de um movimento de consolidação das políticas educacionais municipais que se articulam às políticas nacionais. Esse movimento de consolidação, de acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), tem o intento de assegurar o direito a todos os cidadãos e cidadãs para uma educação pública, gratuita e:
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nos programas e serviços de habilitação e de reabilitação para a pessoa com deficiência, são garantidos:
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:


( ) acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

( ) desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;

( ) tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

( ) barreiras: representam uma modalidade transversal que transcorre todos os níveis de escolaridade, etapas e modalidades, transformam anualmente de acordo com as avaliações realizadas nos conselhos de classes e fórum educacional.


Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.