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Tanto os objetivos gerais, quanto os objetivos didáticos são instrumentos importantes para a prática pedagógica, uma vez que orientam e dão suporte aos professores para fazerem escolhas em seu trabalho cotidiano na sala de aula (BRASIL,1998). Considerando o Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas, é correto afirmar que os objetivos auxiliam o professor a selecionar
A postura avaliativa e de planejamento didático do professor deve ser constante. Ele deve poder analisar não só a dinâmica do desenvolvimento dos alunos, como o desempenho de cada aluno em particular, com vista a subsidiar o planejamento de suas intervenções.

BRASIL, Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF,1998.


São instrumentos de avaliação apresentados no Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas com vista à reformulação do planejamento e estratégias pontuais de trabalho dirigidas a alunos específicos:
Na organização curricular das escolas indígenas, um dos critérios que deve ser observado é o de adequação das metodologias didáticas e pedagógicas às características dos diferentes sujeitos das aprendizagens, em atenção aos modos próprios de transmissão do saber indígena (BRASIL, 2012). Utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola defendida por Libâneo (1985), esse modelo de educação escolar se aproxima da tendência pedagógica denominada
Ao desenvolver seu trabalho nas escolas indígenas, os professores fazem uso de outros espaços de aprendizagem, não se limitando à sala de aula. Contar histórias, limpar e roçar um caminho, plantar, fazer pescaria são ações que exigem sair da sala de aula e que estão carregadas de uma aprendizagem bastante significativa.

BRASIL, Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.

Tendo como referência os fundamentos gerais apresentados no Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas, é correto afirmar que essa aprendizagem significativa requer

A Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Artigo 36, inciso 12-IV, institui: “serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.” A partir da implantação dessa obrigatoriedade, a disciplina de Filosofia volta a fazer parte do currículo do Ensino Médio. Refletindo sobre os benefícios dessa nova volta, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Filosofia é uma forma de conhecimento e possui um pensar próprio que é essencial para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, autônomos e capazes de mudar e reformar o mundo político para melhor atender os cidadãos. A motivação da Filosofia é a descoberta de um problema, ao contrário das outras ciências que procuram resolver os problemas, pois é na discussão desse problema que decisões são tomadas, mesmo que provisórias e serão com o tempo reformadas e melhoradas com o apoio e opinião dos cidadãos. ( ) A Filosofia também deve se debruçar sobre os problemas contemporâneos e assumir um compromisso com a vida cotidiana. De fato, quando estudamos o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga podemos constatar o quanto ela estava ligada aos problemas cotidianos dos cidadãos atenienses. ( ) O trabalho de formação do indivíduo é um assunto importante e exclusivamente pedagógico. Trata-se então de educá-lo para um conhecimento que deve ser aprendido e utilizado de forma prática com o desenvolvimento da memória e as disciplinas separadas do ensino médio. A Filosofia tem o papel de educar o indivíduo para as verdades eternas, a convivência harmônica e o desenvolvimento da memória por meio da história da Filosofia. ( ) A Filosofia é importante na formação da consciência crítica do ser humano. Além disso, ela possui um caráter interdisciplinar, o qual pode contribuir para o diálogo entre as várias disciplinas. Ao se aprender Filosofia, desenvolve-se várias capacidades cognitivas que podem contribuir eficazmente para o desenvolvimento das outras ciências.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.