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A perspectiva em relação às continuas mudanças tecnológicas e à cultura organizacional dos contextos socioeconômicos sinalizam a importância, e a necessidade, da preparação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho. Disposto no Artigo 18 das Diretrizes Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução Nº 6 de 20/09/12) estão os critérios para planejar e organizar os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A seguir estão apresentados os critérios, diante deles analise as afirmativas a seguir.



I. Atendimento às demandas socioeconômicoambientais da escola, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a sociedade.

II. Conciliação das demandas identificadas com a vocação e a capacidade da instituição ou rede de ensino, em termos de reais condições de viabilização da proposta pedagógica.

III. Possibilidade de organização curricular. Deixando para o ensino superior a realização dos itinerários formativos, de acordo com os correspondentes eixos tecnológicos, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica consonantes com políticas públicas indutoras e arranjos socioprodutivos e culturais locais.

IV. Identificação de perfil profissional de conclusão próprio para cada curso, que objetive garantir o pleno desenvolvimento de conhecimentos, saberes e competências profissionais e pessoais requeridas pela natureza do trabalho, segundo o respectivo eixo tecnológico, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica e em condições de responder, de forma original e criativa, aos constantes desafios da vida cidadã e profissional.

Assinale a alternativa correta considerando os critérios organizados no Artigo 18 da Resolução Nº 6 (de 20/09/12).

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio pressupõem uma formação para o estudante composta pela reunião: da ética, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade, do respeito ao bem comum considerando as políticas que versam pelos direitos e os deveres da cidadania e as orientações à estruturação curricular em função da incorporação das exigências do mercado de trabalho. A seguir leia alguns dos principios norteadores para a Educação Profissionalizante Técnica de Nível Médio. Leia com atenção e assinale a alternativa incorreta ao enunciado.

A educação profissional técnica de nível médio oferece as condições referentes à formação profissional e experiências técnicas para a evolução do estudante até a habilitação, especialização, profissional do técnico de nível médio. O processo de evolução do estudante até a profissionalização final será avaliado de acordo com o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Artigo 34). Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Os princípios e critérios a serem executados pelos Sistemas de Ensino e pelas Instituições de Ensino Públicas e Privadas referente à organização, planejamento, desenvolvimento e avaliação da educação profissional técnica de nível médio e seus respectivos itinerários formativos podem ser encontrados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução Nº 6, de 20/09/12). Analise as afirmativas a seguir referentes às principais orientações que devem ser executadas na organização educativa e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Organização por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos, do mercado de trabalho e possibilidades dos estabelecimentos de ensino, observadas as normas de ensino para a modalidade de educação profissional técnica de nível médio.

( ) Previsão das questões tecnológicas possibilitando itinerários formativos flexíveis, sistematizados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos, do mercado de trabalho nos estabelecimentos de ensino, observadas as normas de ensino para a modalidade de educação profissional técnica de nível médio.

( ) A premissa de itinerários formativos que contemplam a sequência das possibilidades articuláveis da oferta de cursos de educação profissional, programadoS a partir de estudos quanto aos itinerários de profissionalização no mundo do trabalho, à estrutura sócio ocupacional e aos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos de bens ou serviços, o qual orienta e configura uma trajetória educacional consistente.

( ) A articulação com o ensino médio e suas diferentes modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos (EJA), educação especial e educação a distância, com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/ 96), no Artigo 35º, está estabelecido o propósito nacional para alcançar as finalidades determinadas para ação, atitude, comportamento, e elementos que qualificam “o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos”. Analise as afirmativas a seguir, disposto no Artigo 35º da Lei nº9.394/96.


I. Revisão, reorganização e análise dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

II. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

III. Postergar nessa fase o aprimoramento do aspecto humana do educando, mas incluir na formação o aspecto ético e o desenvolvimento do pensamento crítico.

IV. A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.


Assinale a alternativa correta.