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Pedagogia
Marta tem sentido cada vez mais preocupação com ocorrências envolvendo drogas ilícitas por parte dos estudantes de sua escola. Em uma reunião junto aos demais professores e coordenação, propôs a criação de um programa de combate às drogas, pautado em uma política de oferecimento de serviços de saúde integrados à escola. Levando em conta esse contexto, assinale a alternativa compatível com o que preconiza a Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
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Pedagogia
Um professor foi convidado por um jovem indígena do interior da Amazônia a aprender a usar arpão na pescaria. Em um dado momento, o professor pergunta por que ele atirava o arpão não no peixe, mas entre o peixe e a lateral do barco. O jovem respondeu: “Não. Atirei no peixe. Você não viu certo porque às vezes os olhos mentem”. Assinale a alternativa que expressa, em relação ao caso descrito, o que defende Freire (1997) sobre contexto concreto e contexto teórico.
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Pedagogia
Assinale a alternativa sobre a que se refere Nóvoa (2009) quando, ao pensar a formação de professores, fala da teoria da pessoalidade no interior de uma teoria da profissionalidade.
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Pedagogia
A compreensão da problemática racial é imperativa para os educadores e passa também pelo conhecimento de aspectos conceituais. Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente os conceitos referentes às seguintes descrições, baseadas na obra organizada por Cavalleiro (2001): 1 – atitude negativa, que expressa uma posição psíquica com relação a um grupo ou pessoa, em que se faz uma comparação social tendo como referência positiva o seu próprio grupo.2 – manifestação comportamental que materializa a crença racista, em atitudes que limitam ou impedem o desenvolvimento humano pleno de um grupo de pessoas e mantém os privilégios de outro.
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Pedagogia
De acordo com o artigo 3º do Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, identifique os princípios da Política Nacional de Educação Especial e assinale a alternativa correta.
I. Desenvolvimento pleno das potencialidades do educando II. Acessibilidade ao currículo e aos espaços escolares III. Participação de equipe multidisciplinar no processo de decisão da família ou do educando quanto à alternativa educacional mais adequada IV. Garantia de implementação de escolas bilíngues de surdos e surdo-cegos V. Atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no território nacional, incluída a garantia da oferta de serviços e de recursos da educação especial aos educandos indígenas, quilombolas e do campo
I. Desenvolvimento pleno das potencialidades do educando II. Acessibilidade ao currículo e aos espaços escolares III. Participação de equipe multidisciplinar no processo de decisão da família ou do educando quanto à alternativa educacional mais adequada IV. Garantia de implementação de escolas bilíngues de surdos e surdo-cegos V. Atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no território nacional, incluída a garantia da oferta de serviços e de recursos da educação especial aos educandos indígenas, quilombolas e do campo