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Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
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Sobre Educação Especial, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida exclusivamente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência física e mental.
( ) Haverá, obrigatoriamente, serviços de apoio especializado, em escolas comunitárias, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
( ) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida exclusivamente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência física e mental.
( ) Haverá, obrigatoriamente, serviços de apoio especializado, em escolas comunitárias, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
( ) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
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A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
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De que maneira está organizada a educação básica obrigatória e gratuita?
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Em relação a Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Do 1º ao 3º, os alunos se apropriam do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita.
( ) Valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil.
( ) As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Do 1º ao 3º, os alunos se apropriam do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita.
( ) Valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil.
( ) As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Em relação ao breve histórico da educação infantil descrito na BNCC, analise a sentença abaixo:
A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a educação infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no ensino fundamental (1ª parte). Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a educação infantil passa a ser parte integrante da educação básica, situando-se no mesmo patamar que o ensino fundamental e o ensino médio (2ª parte). Embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever do Estado, a educação infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 2 a 5 anos apenas com a Emenda Constitucional nº 59/2009, que determina a obrigatoriedade da educação básica dos 2 aos 17 anos (3ª parte).
Quais partes estão INCORRETAS?
A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a educação infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no ensino fundamental (1ª parte). Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a educação infantil passa a ser parte integrante da educação básica, situando-se no mesmo patamar que o ensino fundamental e o ensino médio (2ª parte). Embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever do Estado, a educação infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 2 a 5 anos apenas com a Emenda Constitucional nº 59/2009, que determina a obrigatoriedade da educação básica dos 2 aos 17 anos (3ª parte).
Quais partes estão INCORRETAS?