Filtrar


Questões por página:
Para construir um padrão de qualidade torna-se imprescindível assegurar o acesso, a inclusão e a permanência dos estudantes na escola. A construção do processo para a qualidade social necessita da ação coletiva, o envolvimento de todos que fazem parte do processo educativo, para tornar-se realidade. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, no Artigo 9º, lemos “a escola de qualidade adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos”:
I. Ratear o projeto político-pedagógico e, também a avaliação das aprendizagens que são instrumento de contínua progressão dos estudantes.
II. Inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como objetivo a aprendizagem do estudante.
III. Integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias e dos agentes da comunidade interessados na educação.
IV. Realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social e desenvolvimento humano, cidadania, ciência e tecnologia, esporte, turismo, cultura e arte, saúde e meio ambiente.
Assinale a alternativa correta referente aos requisitos disposto no Artigo 9º.
A educação politécnica tem como objetivo instituir um processo formativo para o estudante adotando todas as dimensões que visam a formação humana intencionando favorecer o desenvolvimento das suas potencialidades na qual o trabalho aconteça em uma perspectiva ontológica: o fundamento social da produção além do trabalho exigido pelo mercado capitalista. O cerne do processo formativo é a vida cotidiana e os valores sociais e culturais do estudante. A seguir leia afirmativas que unidas completam na educação a definição da concepção de Politecnia e assinale a alternativa incorreta a ideia do enunciado.

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio atendendo à formação integrada busca recuperar a concepção de educação politécnica, de educação omnilateral e de escola unitária à base de uma formação para o estudante do Nível Médio organizado e preparado a partir de um projeto que viabilize o exercício de profissões técnicas. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida observando os objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação e, também, observando as formas apresentadas a seguir, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) As normas complementares dos respectivos sistemas de ensino.

( ) As exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.

( ) Os objetivos e definições culturais e sociais fazendo um levantamento da necessidade do mercado local.

( ) As normas complementares dos respectivas sistemas familiares.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O termo “formação integral” articula o ensino médio e a educação profissional. A condição da formação geral possibilita a garantia do direito a dois tipos de formação: a básica e o profissional no ensino médio. Considerando a Base Nacional Comum Curricular que define os direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, leia atentamente os itens a seguir referente ao currículo significativo e favorável à formação integrada e assinale a alternativa correta.

A perspectiva em relação às continuas mudanças tecnológicas e à cultura organizacional dos contextos socioeconômicos sinalizam a importância, e a necessidade, da preparação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho. Disposto no Artigo 18 das Diretrizes Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Resolução Nº 6 de 20/09/12) estão os critérios para planejar e organizar os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A seguir estão apresentados os critérios, diante deles analise as afirmativas a seguir.



I. Atendimento às demandas socioeconômicoambientais da escola, em termos de compromisso ético para com os estudantes e a sociedade.

II. Conciliação das demandas identificadas com a vocação e a capacidade da instituição ou rede de ensino, em termos de reais condições de viabilização da proposta pedagógica.

III. Possibilidade de organização curricular. Deixando para o ensino superior a realização dos itinerários formativos, de acordo com os correspondentes eixos tecnológicos, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica consonantes com políticas públicas indutoras e arranjos socioprodutivos e culturais locais.

IV. Identificação de perfil profissional de conclusão próprio para cada curso, que objetive garantir o pleno desenvolvimento de conhecimentos, saberes e competências profissionais e pessoais requeridas pela natureza do trabalho, segundo o respectivo eixo tecnológico, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica e em condições de responder, de forma original e criativa, aos constantes desafios da vida cidadã e profissional.

Assinale a alternativa correta considerando os critérios organizados no Artigo 18 da Resolução Nº 6 (de 20/09/12).