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É na proposta de inclusão escolar de alunos com necessidades especiais, independente do contexto cultural e social, que a discussão da educação inclusiva ganha foro e deflagra as carências e os desafios sociais que historicamente permearam, deixando até hoje resquícios marcantes da ineficiência das políticas educacionais em nosso país. Portanto, é crucial pensar em políticas públicas que indiquem defasagens na área de educação especial primordialmente, inclusive, os povos indígenas. Atualmente, são cerca de 370 mil indígenas (estimativas apontam entre 2 e 4 milhões de indígenas na época do descobrimento) ocupando uma área correspondente a 13% do território nacional em 580 áreas definidas como terras indígenas. Considerando o multiculturalismo, a interface da educação especial na educação indígena deverá assegurar:
De acordo com o tema liberdade de crença no texto constitucional, segundo o Art.19 da Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta
A legislação brasileira garante indistintamente a todos o direito à escola, em qualquer nível de ensino, e prevê, além disso, o atendimento especializado a crianças com necessidades educacionais especiais. O direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil, este direito apenas foi reconhecido:
Ainda nos dias atuais, conhecimentos inverídicos e sem fundamento circulam e prejudicam o desenvolvimento linguístico dos surdos, desprestigiam a cultura surda e o trabalho de professores, intérpretes e instrutores. Sobre Libras, assinale uma INCONSISTÊNCIA.
Constitui-se em um dos pré-requisitos fundamentais para a atuação do instrutor de Libras: