Filtrar


Questões por página:
A Resolução 48/2012 – CEE/AP determina algumas atribuições ao professor da educação especial. A esse respeito, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Assistir o professor de classe comum nas práticas necessárias para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. ( ) Autorizar os deslocamento e planejar a implementação de adaptações necessárias para atendimento de educandos com mobilidade reduzida. ( ) Definir, programar, liderar e apoiar a implementação de estratégias de flexibilização, adaptação curricular, procedimentos didáticos pedagógicos e práticas alternativas, adequadas ao trabalho em equipe.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Como chamar as pessoas que têm deficiência?

Pessoas com capacidades especiais”, “pessoas com eficiências diferentes”, “pessoas com habilidades diferenciadas”, “pessoas portadoras de deficiência”, “pessoas com disfunção funcional”... Na primeira década do século XXI, a Declaração de Salamanca preconizou a expressão “pessoas com deficiência”, com a qual o valor agregado às pessoas com deficiência passou a ser o do empoderamento e o da responsabilidade de contribuir com seus talentos para mudar a sociedade rumo à inclusão de todas as pessoas, com ou sem deficiência. Os movimentos mundiais de pessoas com deficiência, incluindo os do Brasil, já fecharam a questão: querem ser chamados de “pessoas com deficiência”, em todos os idiomas. Esse termo faz parte do texto da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, adotado pela ONU em 2006, e promulgado por decreto no Brasil em 2009.

Adaptado de SASSAKI, Romeu Kazumi.

Como chamar as pessoas que têm deficiência? (2014)


As afirmativas a seguir descrevem corretamente os princípios básicos que levaram à defesa da terminologia “pessoas com deficiência”, à exceção de uma. Assinale-a.

A partir da Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e base da educação nacional, ganha espaço nas ações relativas à construção de currículos os desafios postos para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) de cada escola.


Sobre essa elaboração em um contexto de gestão democrática, assinale a afirmativa incorreta.

A organização curricular da Educação Infantil, na Base Nacional Comum Curricular, está estruturada levando-se em consideração: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.


Aos cinco eixos estruturantes mencionados deu-se o nome de

O “Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental” trata da Educação Indígena, com base na legislação superior para a referida modalidade.

A esse respeito, com base no texto do Referencial sobre Educação Indígena, avalie se a escola indígena deve ser:


I. específica e diferenciada.

II. bilíngue/multilíngue.

III. integral.

IV. Intercultural.


Estão corretos os itens