Filtrar


Questões por página:
O Decreto 5.626, publicado em 2005, considerava três perfis profissionais de Libras, sendo eles:

1. Formação em Pedagogia ou Normal Superior, ou Normal Médio, em todos os casos caracteristicamente tendo a Libras como língua de instrução;
2. Curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua – para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior;
3. Normal Médio para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O mesmo decreto considerava ainda a então formação de instrutores de Libras em nível Médio, a qual se daria à época por:
Visualizar Questão Comentada
De acordo com a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e a explicação de Strobel (2009, p.136) citada a seguir, qual das alternativas reflete corretamente a inclusão da Libras no currículo escolar para alunos ouvintes?
“Os sujeitos “ouvintes”, que podem ser os alunos de cursos de línguas de sinais, família, professores de inclusão, professores bilíngues, intérpretes, amigos e outros, são encorajados a ver o mundo dos surdos através dos seus olhos como uma cultura diferente.”

Vitória tem Síndrome de Down e teve dificuldade de aprender a se comunicar da maneira convencional, com a voz. Mesmo sem ser surda, há dois anos ela passou a usar a língua de sinais e, a partir daí, teve um salto no desenvolvimento social e de aprendizagem.

(G1- Mato Grosso do Sul- Morena. Alunos aprendem “Parabéns” em libras para comemorar aniversário de menina com Síndrome de Donw, veja vídeo. Por TV Morena em 10/10/2023.)


A Libras-Língua Brasileira de Sinais- é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436 de 2002.

Assinale a opção que define a Libras, segundo a referida Lei.

Joana, professora de educação básica do ensino fundamental e tradutora / intérprete de Libras-Língua Portuguesa, apresentou currículo para vaga de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa em uma escola particular, no ano de 2020. Porém, a administração escolar não aprovou a contratação, pelo fato de Joana não ter o curso superior de Tradução e Interpretação com habilitação em Libras-Língua Portuguesa. A professora contestou, utilizando, como um de seus argumentos, o Decreto nº 5.626/2005, destacando o Art.18.
Assinale a opção que apresenta o meio de formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa que a professora utilizou para argumentar em sua contestação.
Inscrições abertas para o I Encontro Capixaba de Tradutores e Intérpretes de Libras. ‘É uma oportunidade para os profissionais da área trocarem experiências e se aprofundarem no conhecimento, fortalecendo a atuação no estado do Espírito Santo’, afirma a organização do evento. (Universidade Federal do Espírito Santo. Publicado em 22/06/2023 por Thereza Marinho.)
Segundo o Decreto nº 5.626/2005, as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras- Língua Portuguesa, viabilizando o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos.
Em relação ao tema, de acordo com a atuação deste profissional na educação, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Deve atuar nas salas de aula para viabilizar o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em todas as atividades didático-pedagógicas. ( ) Deve atuar no atendimento fonoaudiológico aos alunos surdos ou com deficiência auditiva contribuindo para o seu desenvolvimento escolar e curricular. ( ) Deve atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino. ( ) Deve atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da instituição de ensino.
As afirmativas são, respectivamente,