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A respeito da Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sobre as finalidades do Ensino Superior, analisar a sentença.


A educação superior tem por finalidade suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização (1ª parte). A educação superior tem por finalidade promover a divulgação de conhecimentos científicos e técnicos, apenas, que constituem patrimônio da humanidade e geram lucro, e comunicar o saber através de publicações ou em outros meios de comunicação (2ª parte).



A sentença está:

É de conhecimento que em 2003 a Lei Federal 10.639 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) estabelecendo a obrigatoriedade no currículo, da temática de História e Cultura e Afro-Brasileira no âmbito de todo o currículo escolar. Orientando que os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira sejam ministrados, em especial em quais nas áreas?
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Art.62 que trata da formação de docentes, analise as afirmativas:

1. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de bacharelado;

2. A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação presencial;

3. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena.


Assinale a alternativa correta.
O conjunto de documentos nacionais BNCC (2017), Constituição de 1988 e na LDBEN de 1996, evidenciam a importância da família no processo relacional, compondo uma tríade que necessita ter diálogo e respeito como princípios dessa relação. Cada segmento ocupa um lugar singular, mas os diferentes saberes que possuem precisam potencializar as vivências proporcionadas para e com as crianças, as quais se materializam nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. Assinale a alternativa que corresponde a composição da tríade citada nos documentos nacionais que necessita ter diálogo e respeito como princípios dessa relação.
O Parecer nº 67 do CNE/CES que “Estabelece um referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação” torna-se referência para as instituições do ensino superior na organização de seus programas de formação. Possui caráter flexível e prioriza as áreas de conhecimento na construção dos currículos plenos. Leia com atenção a primeira recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais para todos cursos de graduação em fomento à abordagem plurifacetada das instituições.

“1. Conferir maior autonomia às instituições de ensino superior na definição dos ______ de seus cursos, a partir da explicitação das competências e das habilidades que se deseja desenvolver, através da organização de um modelo ______ capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, em que a _____ passa a constituir-se numa etapa de formação inicial no processo contínuo da educação permanente;”


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.