Questões de Concurso
Filtrar
1.168 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 234
Questões por página:
Questões por página:
O ensino médio, além de atender à formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. Segundo a Lei nº 9.394/1996,
A organização da educação nacional, conforme estabelecido na LDB, fundamenta-se no regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, respeitando as competências específicas atribuídas a cada ente federado. Esse arranjo, embora cooperativo, está amparado por critérios de divisão de responsabilidades que buscam garantir a universalização do direito à educação, a equidade na oferta e a gestão democrática do ensino público. Diante dessa configuração normativa, assinale a alternativa que contenha as principais funções dos Estados e Municípios no âmbito da LDB, em conformidade com o regime de colaboração e os dispositivos legais vigentes.
A LDB prevê, em seu corpo normativo, distintas modalidades da educação, concebidas para atender à diversidade de sujeitos, contextos e demandas sociais. Essas modalidades, por vezes transversalizadas às etapas e níveis de ensino, exigem dos sistemas de ensino políticas inclusivas, estruturadas e coerentes com os princípios constitucionais de equidade, pluralidade e dignidade da pessoa humana. Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com a LDB, uma concepção correta e atualizada sobre a oferta das modalidades de ensino, respeitando sua interseccionalidade com os níveis e etapas da educação nacional.
A LDB, como marco regulatório da educação nacional, estabelece princípios, finalidades e atribuições das diferentes esferas administrativas, consolidando um sistema educacional federativo e descentralizado. Suas alterações ao longo do tempo reforçaram a importância da articulação entre os entes federados, do respeito à diversidade, e da garantia de padrões mínimos de qualidade. Em um contexto de crescente responsabilização e complexidade na gestão educacional, é essencial compreender as funções legalmente atribuídas a cada instância, particularmente no que diz respeito às funções normativas, redistributivas e supletivas da União. Assinale a alternativa que contenha as principais funções da União, conforme estabelecido pela LDB e suas atualizações.
O contexto educacional brasileiro está embasado em fundamentos filosófico-pedagógicos que sustentam as diretrizes legais e orientam as práticas escolares, resguardando valores como a emancipação humana, a formação integral do sujeito e o fortalecimento da cidadania. À luz das bases constitucionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os princípios filosóficos da educação escolar brasileira devem articular-se com a realidade social, política e cultural do país, promovendo a justiça, a equidade e a criticidade. Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o princípio filosófico que sustenta a indissociabilidade entre educação e transformação social, compreendendo o processo educativo como um ato político intencional voltado à formação de sujeitos históricos capazes de intervir criticamente na realidade.