Questões de Concurso
Filtrar
109 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 22
Questões por página:
Para Libâneo (2012, p.440), a cultura organizacional de uma escola inclui a cultura própria dos indivíduos, ou seja, a diversidade de valores, crenças e modos de agir. Analise as afirmativas a seguir sobre a cultura organizacional da escola, e marque (V) para VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.
( ) A cultura organizacional pode explicar o assentimento ou a resistência diante das inovações, dos problemas e da rotina de trabalho na escola.
( ) A cultura organizacional diz respeito às características e aos princípios que todos os entes escolares devem seguir para manter a boa convivência coletiva.
( ) A cultura da escola engloba o conjunto de fatores sociais, psicológicos e culturais que constituem os modos de agir da organização da escola como um todo e do comportamento das pessoas em particular.
( ) A cultura da escola é composta por representações do mundo social e, consequentemente, das características da vida, da linguagem e do imaginário das pessoas que nela estão inseridas.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
No contexto educacional de Queimadas, PB, foi implementado um novo programa de formação continuada para os professores da rede municipal, focando no desenvolvimento de competências para o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais. No entanto, alguns professores relataram dificuldades em aplicar esses novos conhecimentos no dia a dia escolar. Diante desse cenário, avalie as assertivas a seguir:
1. A didática, conforme definida por Libâneo (2020), é a ciência que estuda o processo de ensino-aprendizagem, fundamentando-se em teorias pedagógicas que orientam a prática docente.
2. A formação continuada deve ser centrada na reflexão crítica sobre a prática pedagógica, promovendo a integração entre teoria e prática para a melhoria do ensino.
3. A Resolução CNE/CP nº 2/2019 enfatiza a necessidade de que os professores adquiram competências tecnológicas e metodológicas que lhes permitam enfrentar os desafios da educação contemporânea.
4. A formação inicial dos professores não é suficiente para que eles se adaptem às demandas pedagógicas atuais, sendo a formação continuada uma opção prioritária.
5. O uso de metodologias ativas depende da infraestrutura tecnológica da escola, não exigindo mudanças substanciais na abordagem pedagógica do professor.
Alternativas:
Neste contexto, e considerando o autor citado, analise as afirmativas abaixo sobre a democratização da escola pública.
I- A democratização da escola pública deve ser entendida como a ampliação das oportunidades educacionais, difusão dos conhecimentos e sua reelaboração crítica, aprimoramento da prática educativa escolar, visando à elevação cultural e científica das camadas populares.
II- A mudança nos processos de tomada de decisões no âmbito do sistema escolar, que é marcada unicamente pela participação de pais e professores nesses processos, é o que há de essencial na luta pela democratização da escola pública.
III- Do ponto de vista dos órgãos oficiais, a democratização da escola pública se encerra em viabilizar acesso à escola para as camadas mais pobres da população, não cabendo a esses órgãos preocupações com o oferecimento de condições mínimas que assegurem a permanência neste espaço.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
*LIBÂNEO, José Carlos. Didática [livro eletrônico] / José Carlos Libâneo. São Paulo: Cortez,2017
Associe a didática ao direcionamento pedagógico dado nas escolas atualmente:
1. Didática tradicional
2. Didática crítico-social
3. Didática libertadora
( ) Tem no processo educativo o professor como coordenador das atividades, centradas em temas sociais e políticos, organizadas numa ação conjunta com os estudantes.
( ) Ensino baseado na transmissão do conhecimento, o qual o estudante precisa decorar sem questionamentos.
( ) A articulação do ensinar e aprender objetiva o desenvolvimento intelectual dos estudantes através da aprendizagem ativa, de modo a formarem a consciência crítica face as questões sociais.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.