Filtrar


Questões por página:
Leia o texto a seguir.
A concepção democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe. Acentua a importância de busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de tomada de decisões sem, todavia, desobrigar as pessoas da responsabilidade individual.
LIBÂNEO, José Carlos. Liderança em gestão escolar. Petrópolis, RJ: Editora Vozes,2008, p.125-126.
A gestão democrática, garantida na LDB, de 1996, pressupõe que
As teorias pedagógicas críticas compreendem a educação escolar como
A condução do processo de ensino requer uma compreensão clara e segura do processo de aprendizagem: em que consiste como as pessoas aprendem e quais as condições externas e internas que influenciam. Em sentido geral, qualquer atividade humana praticada no ambiente em que vivemos, pode levar a uma aprendizagem. Podemos distinguir, contudo, a aprendizagem casual da aprendizagem organizada. No que tange à aprendizagem organizada, na perspectiva de LIBÂNEO, J. C (2013) é INCORRETO afirmar:
De acordo com Libâneo (2001), a pedagogia, no Brasil, vive um grande paradoxo. Ele destaca que a concepção geralmente aceita, compartilhada até por alguns educadores, é que a pedagogia se resume ao ensino, especialmente, ao modo de ensinar. O aspecto pedagógico é visto como relacionado à metodologia, à abordagem de ensino e à forma de apresentar o conteúdo. No entanto, em diálogo com o autor, pode-se também entender que a pedagogia é:
Relacione as colunas, conceituando adequadamente as concepções de currículo propostas por Libâneo (2004), e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
(1)Currículo tradicional (2)Currículo racional-tecnológico (3)Currículo escolanovista (4)Currículo construtivista (5)Currículo sociocrítico (6)Currículo integrado ou globalizado
( ) Centrado no aluno e nas experiências de aprendizagem, conectando a escola com a vida e adaptando os alunos ao contexto. O professor é o facilitador da aprendizagem e o conteúdo provém das experiências dos alunos.
( ) Busca a integração de conhecimentos e experiências que facilitem a compreensão crítica e reflexiva da realidade. Ressalta o lado dos conteúdos culturais, o aprender a aprender. Busca a interdisciplinaridade, acentuando a interrelação entre conhecimentos e superando a fragmentação e a falta de diálogo entre áreas do conhecimento.
( ) Está associado à influência de Jean Piaget. Tem como concepção o papel ativo do sujeito no processo de aprendizagem. O currículo deve prever atividades que correspondam ao nível de desenvolvimento intelectual dos alunos, possibilitando a construção pessoal do conhecimento.
( ) É o tipo de currículo mais utilizado na escola. Sua organização do conhecimento é por disciplinas compartimentalizadas. Tem caráter verbalista e ensino transmissivo, centrado no professor e na matéria. O papel do aluno é o de armazenador de informações.
( ) Converge na concepção de ensino como compreensão da realidade para transformá-la, visando à construção de novas relações sociais, de modo a eliminar as desigualdades sociais e econômicas. Metodologicamente, adere à ideia de aprendizagem como construção do sujeito, recusando um currículo formal.
( ) É proposto para a transmissão de conteúdos e desenvolvimento de habilidades a serviço do sistema de produção. É escrito por especialistas e caracteriza-se pela racionalidade técnica e instrumental, apenas para formar o técnico. Prevê habilidades e destrezas a serem dominadas pelos alunos no percurso de formação.