Filtrar


Questões por página:
“Não existe qualquer análise científica puramente “objetiva” da vida cultural, ou – o que pode significar algo mais limitado, mas seguramente não essencialmente diverso, para nossos propósitos – dos “fenômenos sociais”, que seja independente de determinadas perspectivas especiais e parciais, graças às quais estas manifestações possam ser, explícita ou implicitamente, consciente ou inconscientemente, selecionadas, analisadas e organizadas na exposição, enquanto objeto de pesquisa. Deve-se isso ao caráter particular do alvo do conhecimento de qualquer trabalho das ciências sociais que se proponha ir além de um estudo meramente formal das normas – legais ou convencionais – da convivência social”.
WEBER, Max. A “objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais. In COHN, Gabriel. (org). Sociologia: Weber. São Paulo: Editora Ática,2006.
A clássica reflexão de Max Weber sobre a objetividade do conhecimento destaca que as Ciências Sociais são ciências que
“Na teoria da estruturação, um ponto de partida hermenêutico é aceito na medida em que se reconhece que a descrição de atividades humanas requer familiaridade com as formas de vida expressas naquelas atividades”.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes,2009.

Considerando a noção de dualidade da estrutura de Anthony Giddens, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. As regras e os recursos esboçados na produção e na reprodução da ação social são, ao mesmo tempo, os meios de reprodução do sistema.
PORQUE
II. As propriedades estruturais de sistemas sociais são, ao mesmo tempo, meio e fim das práticas que elas recursivamente organizam.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
Considerando a concepção metodológica de Max Weber como apresentada em sua obra Economia e sociedade, avalie as sentenças abaixo e a relação entre elas.
I. O que se busca é a compreensão do sentido visado no curso da ação e a explicação dos motivos que a tornaram possível.
PORQUE
II. A compreensão significa em todos os casos a apreensão interpretativa do sentido ou conexão de sentido efetivamente visado (no caso individual); visado em média e aproximadamente (se considerada a massa), ou o sentido ou conexão de sentido a ser construído cientificamente (como tipo ideal).
A respeito dessas asserções, é correto dizer que
Atente para o seguinte trecho: “‘Estrutura’ e ‘acção’ estão necessariamente relacionadas entre si. As sociedades, comunidades ou grupos apenas têm uma ‘estrutura' na medida em que as pessoas agem de um modo regular e previsível. Por outro lado, a ‘acção’ apenas é possível na medida em que cada um de nós, como indivíduo, possui uma enorme quantidade de conhecimento socialmente estruturado”.
GIDDENS, Anthony. Sociologia.4ª ed. Porto Alegre: Artmed,2005.
Consoante a perspectiva de análise de Antony Giddens, assinale a afirmação verdadeira.
Vários fatores sociopoliticoambientais corroboraram para a escalada dos movimentos migratórios em todo o mundo: fome, guerra, autoritarismo e economia foram alguns, mas nenhum outro provocou tanto deslocamento humano como os fatores ambientais. Secas e inundações, mudanças climáticas que prejudicam culturas agrícolas, destroem cidades inteiras e levam a grandes perdas, inviabilizando a permanência do homem na região e forçando-o a migrar. Este fenômeno é estudado pela Sociologia para entender os impactos econômicos, sociais e culturais ocasionados na origem e no destino destes movimentos populacionais.
Analise as afirmações abaixo:
1. Os processos migratórios estão relacionados com a necessidade capitalista de formação de exércitos de mão de obra de reserva. Este excedente pressiona o valor dos salários para baixo para maximizar os ganhos.2. A migração é um dos fatores de quebra das comunidades tradicionais mantidas juntas pelos laços de solidariedade mecânica. A transição para a solidariedade orgânica, baseada numa divisão social de trabalho e interdependência econômica é frequentemente acompanhada pela anomia, ou o colapso do sistema de valores comuns, que resulta em desintegração social.3. A migração é um fator incidental, criando classes sociais e grupos de status étnicos.

Relacione as afirmações aos autores abaixo:
( ) Karl Marx. ( ) Max Weber. ( ) Émile Durkheim.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.