Filtrar


Questões por página:
Na perspectiva sociológica de Max Weber, ação social é um conceito central, pois, segundo o autor, o papel do sociólogo é interpretar as ações sociais e entender suas inter-relações. Portanto, ressalta-se que não se trata de entender comportamentos isolados, mas compreender que, na medida em que o indivíduo age, assim o faz em referência a outros. Desse modo, a interpretação da ação social exige que sociólogo entenda sua causalidade, explicando seus desenvolvimentos e efeitos. Para o autor, as ações dos indivíduos se classificam em racional e irracional e ainda se subdividem em mais quatro categorias. Assinale a alternativa que as representa.
Relacione os tipos de dominação propostos por Max Weber, apresentados a seguir, a suas respectivas descrições.
1. Dominação Carismática 2. Dominação Tradicional 3. Dominação Legal
( ) A autoridade é sustentada por uma fidelidade em que o governante é o patriarca ou o senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor, como no patriarcalismo, por exemplo. ( ) A obediência não é prestada à pessoa, em virtude de direito próprio, mas à regra, reconhecida como competente para designar a quem e em que extensão se há de obedecer, como na burocracia, por exemplo. ( ) A obediência é obtida em função de qualidades pessoais e a autoridade é imposta graças a uma devoção afetiva que pode ser exemplificada pela crença em profetas ou pelo reconhecimento do heroísmo de líderes em batalha.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
Para o sociólogo Anthony Giddens, os sistemas sociais e as ações individuais devem ser considerados em relações recíprocas entre si. Com base nesse ponto de vista, analise as afirmativas a seguir acerca de sua concepção de “dualidade da estrutura”.
I. A ação é realizada no interior do corpo social, ocorrendo dentro de uma determinada estrutura social preexistente. II. Todo sistema social caracteriza-se por imobilidade e coercitividade, manifestadas por suas regras e normas morais. III. As ações dos atores reproduzem as estruturas sociais e, ao mesmo tempo, transformam o sistema social em vigor.
Está correto o que se afirma em
Investigando as origens e fundamentos da sociologia, Robert Nisbet interroga-se acerca dos parâmetros constitutivos da sociologia da seguinte maneira: “quais são as ideias-elementos essenciais da sociologia, aquelas que, mais do que quaisquer outras, distinguem a sociologia frente às demais ciências sociais?”. Sua resposta lista cinco características: de Tönnies, ele toma a ideia de comunidade; de Weber, ele se apropria dos conceitos de autoridade e status; de Durkheim, ele incorpora a apreciação concernente ao sagrado; e de Marx, ele toma o conceito de:
“Uma relação social fechada para fora ou cujo regulamento limita a participação quando a observação de sua ordem está garantida pelo comportamento de determinadas pessoas, destinado particularmente a esse propósito: de um dirigente e, eventualmente, um quadro administrativo que, dado o caso, tem também, em condições normais, o poder de representação”. A definição acima, delineada por Max Weber,2009, corresponde exatamente ao conceito de: