Filtrar


Questões por página:
São critérios que a Classificação Internacional de Funcionalidade - CIF avalia?
Homem de 66 anos, sem outros problemas de saúde, é atendido na atenção primária como consulta ambulatorial de retorno. No seu prontuário, consta que ele recebeu a vacina pneumocócica 23-valente (PVC23) há um ano. O paciente questiona se precisa tomar outra dose.

Nessa circunstância, a recomendação correta é:
Visualizar Questão Comentada
O médico atende um paciente de 55 anos, assintomático, com índice de massa corporal (IMC) de 32 kg/m2 e histórico familiar de diabetes mellitus tipo 2. Durante a consulta, aproveita para aconselhar o paciente a intensificar a prática de exercícios físicos e a aderir a uma dieta mediterrânea, a fim de reduzir seu risco cardiovascular e metabólico.

Essa ação específica pode ser classificada como Prevenção
Visualizar Questão Comentada
Dr Inácio é MFC da UBS Distrital e está atendendo dona Cláudia, que comparece para realizar seus exames de rotina. Segue abaixo as informações prestadas para o atendimento:

Cláudia tem 27 anos, mora com seu parceiro há 3 anos, tem 1 filha de 2 anos e 5 meses. Nega comorbidades, faz uso de anticoncepcional oral, ciclo menstrual regular, nega etilismo e tabagismo. Relata que sua mãe tem 52 anos e está em tratamento de câncer de útero e que seu pai tem 58 anos e tem problema de diabetes e colesterol e que bebia muito e era muito “mulherengo”, mas quando descobriu o diabetes passou a se cuidar. Há 6 meses fez exames laboratoriais de rotina e sua glicemia de jejum estava 82mg/dL, mas como ela come doce diariamente, tem medo de ter diabetes também.
Diante dessas informações, Dr Inácio solicita para ela apenas a realização do exame de prevenção do colo de útero. Ela então questiona sobre investigar diabetes melitus também e ele explica que não teria necessidade.

Sobre a situação anterior, é correto afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
Os cuidados paliativos são um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças graves.
Surgiu na década de 1960, no Reino Unido, com o pioneirismo de