Filtrar


Questões por página:
A Idade Média foi um período da história que se desenvolveu entre os séculos V a XV, tendo como principais marcas a fragmentação política; o poder da Igreja; e, a economia de base agrícola. A Modernidade não hesitou em classificar a Idade Média como “Idade das Trevas”, negligenciando toda a produção cultural ocorrida no período. Dentre os argumentos que desqualificam o termo “Idade das Trevas” para se referir à Idade Média, podemos destacar:
A escravidão, também denominada de escravismo, escravagismo ou escravatura, é uma prática social de exploração humana, onde o escravo é considerado uma mercadoria. Sob o ponto de vista histórico, pode-se afirmar que a escravidão se enquadra nos seguintes aspectos, exceto:
Sobre a caracterização política, social e econômica do feudalismo, assinale a alternativa correta.
A Igreja Católica influenciou em larga medida o imaginário durante o período denominado “Idade Média”. Boa parte das produções no campo da Filosofia e das Artes, como a literatura, a pintura e a arquitetura, possui relações com o universo religioso do mundo medieval. Sobre as contribuições culturais desse período, analise as afirmativas abaixo.

1) Durante a Idade Média, pode-se destacar o surgimento de dois grandes estilos arquitetônicos: o românico e o gótico.
2) O romance A Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri, é o maior exemplo do estilo “novelas de cavalaria”. O livro é uma exaltação à comédia e aos autores da Antiguidade clássica.
3) O legado do teólogo Santo Agostinho faz referências à Filosofia clássica e à doutrina cristã. Entre suas obras, destacam-se os livros Confissões e A cidade de Deus.

Está(ão) correta(s) :
Expedições militares, de inspiração cristã, com intuito de conquistar a Terra Santa. Resultaram na expulsão dos muçulmanos da Europa e na expansão da influência europeia, mas não conquistaram a Terra Santa. O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como: