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[…] A colônia é vista como prolongamento, alargamento de metrópole (a mãe-pátria), mas é, ao mesmo tempo, a sua negação. Assim, a população da colônia na perspectiva metropolitana é equivalente à da metrópole, porém a metrópole é uma região de onde as pessoas saem (região de emigração) e a colônia é uma região para onde as pessoas vão (de imigração). Falamos de demografia na visão metropolitana porque, evidentemente, a mentalidade dos ameríndios não contemplava esse tipo de preocupação: o que, aliás, aponta a complexidade do fenômeno colonial, que envolvia um confronto de culturas. (NOVAIS,1997, p.20)
De acordo com o trecho acima e considerando a crise do sistema colonial brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
Na antiga capitania de Pernambuco (que incluía seis estados do Nordeste atual) foi colocado em prática um projeto de colonização agrícola, com o plantio de cana de açúcar e montagem dos engenhos. Além disso, foi possível estabelecer acordos no Velho Continente para escoar a produção do açúcar e ao mesmo tempo obter recursos para o financiamento dos engenhos, muitas vezes com cristãos-novos. A capitania também era fonte de tabaco e algodão, produtos tropicais valorizados na Europa (SILVA, 1990).
Quanto à economia no Brasil colonial, considere os itens a seguir:
I- As chamadas drogas do sertão eram especiarias na sua maioria nativas da região amazônica e que se tornariam muito cobiçadas no Velho Continente. Urucum, cravo, canela, pimenta, castanha, noz de pixurim, salsa, gergelim, guaraná, anil e o cacau eram os principais objetos de desejo dos portugueses e, por anos, uma lucrativa fonte de renda.
II- No início da colonização, as lendas acerca dos metais preciosos que poderiam ser encontrados no Novo Mundo fizeram com que a Coroa enviasse grupos de exploradores para adentrarem o território em busca de riquezas.
III- Na antiga capitania de Pernambuco (o mesmo território do Pernambuco atual) foi colocado em prática um projeto de colonização agrícola, com o plantio de cana de açúcar e montagem dos engenhos.
IV- A região de Pernambuco e Bahia estava inserida na economia do sistema atlântico por meio da produção de açúcar e do contato frequente com as embarcações que vinham da África e da Europa.

É CORRETO o que se afirma em:
Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Método do catecismo no livro Pequena história do Brasil de J. M de Lacerda,1942, p.91. In.: BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,2004, p.68

Com base na imagem acima e quanto ao método de ensino de História utilizando-se do catecismo, assinale a alternativa CORRETA:
Durante os séculos da colonização e do domínio português no Brasil, séculos XVI, XVII, XVIII e início do XIX, atividades de exploração de riquezas locais foram praticadas para o benefício da metrópole e das elites locais. Sobre esse sistema de exploração econômica, é correto afirmar que
Leia o excerto a seguir:

“Nos séculos XVIII e XIX, não havia dúvida quanto à hierarquização social que devia traçar uma linha de escala intelectual que começava com os brancos europeus, os indígenas abaixo dos brancos e os negros abaixo de todos os outros (WESOLOWSKI,2014)”.

GOES, Emanuelle Freitas; SOUSA, Diogo. Raça, Gênero, Etnia e Direitos Humanos. UFBA: Faculdade de Direito. ebook,2020, p.9.

Com base no excerto acima e no conhecimento acerca do tema, analise as seguintes afirmações:

I. Essa concepção de superioridade de uma etnia sobre as demais, originada de uma ideologia racista, só apareceu após o fim da monarquia no Brasil.
II. As relações sociais e de poder estabelecidas no Brasil desde tempos coloniais foram baseadas nessa concepção racista que contribuiu para a grande desigualdade social no país.
III. Essa percepção racista da sociedade brasileira é um equívoco, pois no Brasil sempre se praticou a democracia racial que prega a harmonia entre os grupos étnicos
IV. Essa percepção sobre a hierarquização das raças foi essencial para a escravidão ter durado tanto no Brasil e para ainda haver discriminação contra negros e indígenas.

Está correto somente o que se afirma em