Filtrar


Questões por página:
Sobre a avaliação nutricional, analise as afirmativas.
I- A avaliação nutricional completa envolve a antropometria, a avaliação dietética, a avaliação bioquímica e a avaliação clínica. II- O peso corporal é uma medida antropométrica constituída por massa óssea, tecido adiposo, tecido muscular e água. III- A avaliação clínica pode ser realizada por medidas diretas, baseadas nas determinações dos nutrientes no sangue, urina ou tecido corporal e por medidas indiretas, baseadas na falha de processos fisiológicos dependentes de nutrientes. IV- O inquérito alimentar oferece subsídios para a determinação da orientação nutricional, mesmo para indivíduos classificados em estado nutricional adequado pela antropometria.
Estão corretas as afirmativas
A classificação do estado nutricional, por meio dos índices antropométricos durante o atendimento na atenção básica, é um dos subsídios para o diagnóstico do estado de saúde do indivíduo, que, além da análise de outros aspectos (clínicos, sociais, ambientais, entre outros), permite aos profissionais tomar a decisão quanto ao cuidado a ser ofertadas, entre esses, as orientações básicas sobre alimentação adequada e saudável. É CORRETO afirmar:
Na impossibilidade de medir diretamente a estatura é possível estimá-la utilizando a fórmula de estimativa de estatura de Chumlea et al. (1985), sendo necessário para o cálculo a:
Quantificar a ingestão alimentar tem sido descrito como um dos fatores de maior complexidade nas investigações clínicas. A avaliação dietética tem como objetivo inicial identificar a ingestão alimentar e, posteriormente, avalia-la em relação as recomendações nutricionais para a obtenção de uma dieta equilibrada. Essa avaliação permite identificar a ingestão deficiente ou excessiva de energia, os macro e micronutrientes e o padrão de consumo habitual.
Assinale a alternativa que contém apenas inquéritos utilizados para a avaliação dietética.
Analise as afirmativas a seguir: I. Na fase de estabilização da criança com desnutrição grave (que se inicia no primeiro dia e pode ir até o sétimo dia de internação), a quantidade e o tipo de alimento são importantes. A via oral é a preferencial para administrar a alimentação, devendo ser retomada tão logo quando possível, com o objetivo de suprir a quantidade de energia e proteína suficientes para manter os processos fisiológicos básicos da criança. A estabilização pode durar de 1 a 7 dias, de acordo com a evolução da criança. Frequentemente, dura apenas 3 dias. Nessa fase, a oferta líquida total não deve ultrapassar o volume de 120 a 140 ml/Kg de peso/ dia, incluindo o volume das preparações e de soro (oral e venoso) administrados. II. Na avaliação nutricional, a história clínica é direcionada para identificação da situação nutricional e de fatores de determinação associados. O paciente deve então ser interrogado sobre fatores que interferem direta ou indiretamente no seu estado nutricional. Apesar de importante, a história clínica nutricional não deve ser usada isoladamente, uma vez que a capacidade desse método depende de variáveis como: condição clínica e tipo de informante (em geral, o paciente ou acompanhante) e de entrevistador (no caso, o nutricionista) – situações essas que, quando não se apresentam de maneira positiva, podem comprometer a eficácia da anamnese. Marque a alternativa CORRETA: