Filtrar


Questões por página:
A avaliação nutricional é um processo sistemático, sendo o primeiro passo da assistência nutricional. Sobre esse assunto, julgue as afirmativas a seguir e assinale a afirmativa CORRETA.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um bom indicador do estado nutricional, principalmente em nível populacional, quando se realiza uma triagem nutricional, sendo diretamente proporcional ao risco de desenvolvimento de doenças crônicas e outras comorbidades associadas ao excesso de peso. Individualmente, apresenta certas limitações, como o fato de não distinguir massa gorda de massa livre de gordura e não determinar a distribuição de gordura corporal. Segundo a classificação do estado nutricional e do risco de comorbidades associadas à obesidade de acordo com o IMC para adultos, atribua (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas a seguir:
( ) IMC <16 indica desnutrição grave com baixo risco de comorbidades associadas à obesidade. ( ) IMC 16 a 16,99 indica desnutrição moderada com baixo risco de comorbidades associadas à obesidade. ( ) IMC 18,5 a 24,99 indica normal com risco médio de comorbidades associadas à obesidade. ( ) IMC 35 a 39,9 indica Obesidade grau I com risco moderado de comorbidades associadas à obesidade.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
A adolescência é uma fase de crescimento e desenvolvimento acelerados, em que ocorrem transformações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, tornando o indivíduo apto para se reproduzir, além de conferir a ele independência e responsabilidades. Assim como em fases anteriores da vida de um indivíduo, a adolescência exerce grande influência na formação dos hábitos alimentares e na qualidade de vida da fase adulta. A avaliação nutricional do adolescente é de extrema importância e fazem parte histórico médico e psicológico fatores associados ao crescimento e desenvolvimento, hábitos alimentares, atividade física e exames laboratoriais. Em relação aos adolescentes hospitalizados, um exame físico detalhado pode contribuir para a detecção e a intervenção precoce do quadro. A Escala Clínica por Semiologia Imunológica Nutricional (Eclipsin) é um questionário aplicado em pacientes hospitalizados com o objetivo de identificar aqueles com quadro de depleção imunológica secundária à desnutrição proteico-calórica, sendo possível, assim, estabelecer um diagnóstico do estado nutricional relacionado com a imunodeficiência. Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. A queda de cabelo pode indicar a deficiência proteica e/ou de zinco. II. A demora na cicatrização de feridas, pode ser um indicativo de depleção imunológica, hiperglicemia, deficiência de proteína ou de vitamina A, K ou C. III. Anasarca é a presença de edema generalizado. IV. É considerada diarreia prolongada quando há episódios diários e que duram por mais de duas semanas, ocasionando desidratação e perda de peso.
Assim como nas demais fases da vida, as características do adulto são determinadas por fatores fisiológicos, genéticos e sociais, além do sexo, da idade, dos hábitos alimentares e de vida atuais e pregressos e do uso de medicamentos, o que torna esse grupo bastante heterogêneo. No caso de pacientes hospitalizados, algumas doenças podem provocar inflamação e outros mecanismos compensatórios que causam anorexia, alteração da composição corporal e outras mudanças decorrentes do estresse metabólico, como proteólise, aumento da demanda energética e hiperglicemia, levando o indivíduo a um quadro de desnutrição. O estado nutricional debilitado está associado a uma depleção imunológica, à presença de infecções e edema e a maior tempo de cicatrização de feridas, com consequente aumento do período de hospitalização e pior prognóstico do paciente. Desse modo, torna-se fundamental uma avaliação nutricional precoce de modo a estabelecer uma intervenção nutricional individualizada que auxilie no tratamento de sinais e sintomas apresentados pelo paciente hospitalizado, além de prevenir o agravamento da doença. Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. A avaliação subjetiva global (ASG) é considerada um método válido e confiável para prever a mortalidade e as complicações no pós-operatório a partir da analise do estado nutricional de pacientes hospitalizados, além de apresentar grande flexibilidade para identificar mudanças sutis que venham a ser apresentadas pelo paciente. II. O paciente submetido à avaliação subjetiva global (ASG) pode ser classificado como A = Bem nutrido; B = Moderadamente desnutrido (ou suspeita); C = Gravemente desnutrido. III. As medidas de circunferência da cintura (CC) (ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca) e a relação cintura-quadril são utilizadas como forma de avaliação antropométrica. IV. A avaliação bioquímica é auxiliar na confirmação do diagnóstico nutricional. O balanço nitrogenado pode ser avaliado como forma de acompanhamento da recuperação proteica, e as concentrações plasmáticas de colesterol total como indicativos de desnutrição proteico-calórica.
Sobre a circunferência da cintura, como medida antropométrica na avaliação do estado nutricional, assinale a afirmativa correta.