Filtrar


Questões por página:
Das enfermidades transmitidas pelos alimentos, inúmeras acabam culminando em distúrbios do sistema digestivo ou podendo levar a morte do consumido, em casos mais graves. A prevenção, como uma boa higiene dos alimentos e dos ambientes, se faz necessária para combater os agentes etiológicos e diminuir o número de casos recorrentes. Mas quando não é possível evitar, uma boa interpretação e conhecimento da principal causa da patologia é indispensável para a conduta correta.
Das alternativas abaixo, assinale CORRETAMENTE a doença transmitida por alimento que se origina por ação bacteriana:
“A qualidade microbiológica dos alimentos está condicionada, primeiro, à quantidade e ao tipo de microrganismos inicialmente presentes (contaminação inicial) e depois à multiplicação destes germes no alimento. A qualidade das matérias - primas e a higiene (de ambientes, manipuladores e superfícies) representam a contaminação inicial. O tipo de alimento e as condições ambientais regulam a multiplicação.”


Sobre os fatores extrínsecos e intrínsecos que condicionam o desenvolvimento de microrganismos no alimento, assinale a alternativa INCORRETA:
Visando prevenir ou retardar o processo de deterioração dos alimentos mediado por microrganismos, é importante que se conheça os fatores intrínsecos e extrínsecos que interferem em seu desenvolvimento. A respeito desses fatores, assinale a alternativa correta.

Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Botulismo.

2. Intoxicação alimentar por Clostridium perfigens.

3. Gastroenterite por Bacillus cereus.

4. Shigelose ou desinteria bacilar.

5. Cólera.


( ) Vegetais crus.

( ) Leite, batata.

( ) Arroz cozido ou frito, produtos à base de cereais.

( ) Carne cozida exposta à temperatura ambiente.

( ) Alimentos enlatados, alimentos fermentados.

Identifique o microrganismo que causa um quadro alérgico e se reproduz nos pescados, produzindo substância tipo histamina, quando estes ficam armazenados em temperaturas acima de 4°C.