Filtrar


Questões por página:
Um homem,32 anos, chegou à emergência e, na triagem, informou que havia comido camarão em um restaurante recéminaugurado. Relatou que, em menos de 1 hora, já estava apresentando sintomas de dor de cabeça, tontura, náusea, vômito, queimação na garganta, inchaço facial com vermelhidão, dor de estômago e coceira na pele. O microrganismo responsável por esse quadro clínico recebe o nome de:
Paciente do sexo masculino, com 52 anos, deu entrada na emergência com queixa de náusea, cólica, diarreia profusa com aspecto de “água de arroz”, com cheiro de pescado, olheiras, dedos enrugados, hipotermia, hipotonia, além de suor viscoso. Relatou que há 4 dias comeu fora de casa e que o único alimento diferente da sua rotina foi o pescado. De acordo com as características apresentadas, trata-se de um caso de:
Em um treinamento, a nutricionista explicou sobre a importância do binômio temperatura x tempo na segurança microbiológica dos alimentos. Em relação ao prazo máximo de consumo do alimento preparado e conservado sob refrigeração, o binômio temperatura x tempo deve ser de:
De acordo com a Embrapa, o tratamento térmico, considerado brando, realizado a temperaturas inferiores a 1000 C, com o objetivo de destruir parcialmente as formas vegetativas dos microrganismos presentes nos alimentos, eliminando os microrganismos patogênicos, é conhecido como:
Os micróbios multiplicam-se nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura. Os micróbios prejudiciais à saúde podem se multiplicar na chamada zona de perigo onde a temperatura varia entre: